20 de maio de 2014

Dez dicas infalíveis para organizar e limpar seu home office

Quem trabalha em casa sabe da importância de ter um espaço próprio para esse fim


O home office pode ser grande ou pequeno, ficar na sala ou no quarto, isso não faz diferença, depende da necessidade de cada um. O que importa mesmo é que ele seja prático, limpo e organizado para aumentar a produtividade e, com isso, a gente tem mais tempo para outras atividades.

Aqui vão algumas dicas para manter seu home office sempre limpo e organizado.
1.  Mantenha apenas o que é essencial para seu trabalho sobre a mesa, como o computador, telefone e impressora. Isso evita distrações, bagunça e facilita a limpeza. 
2. Instale prateleiras acima da mesa para deixar os objetos maiores e que você não usa o tempo todo, como por exemplo, um sistema de arquivos, uma fragmentadora, DVDs e coisas do gênero.
3. Tenha um gaveteiro para guardar utensílios menores, como grampeadores, furadores, etc. 
4. Mantenha toda a fiação dos equipamentos eletrônicos, computador e telefone fixados atrás da mesa. Isso evita acidentes e facilita a limpeza, que deve ser feita semanalmente para evitar o acúmulo de pó. Use aspirador de pó portátil ou um pincel seco. 
5. Leve uma garrafa térmica para café ou chá e reserve uma pequena prateira ao seu alcance, ou em um canto de mesa próprio para ela. Isso vai evitar que você se levante o tempo todo, e, caso o líquido se derrame evita que suje seu material de trabalho. A Staples ensina como fazer a limpeza correta de sua garrafa térmica para que ela dure mais. Veja aqui. 
6. Tenha uma lixeira por perto e a esvazie diariamente ao final do expediente. Reciclar o lixo também é importante, então, reutilize papéis e evite descartar coisas reaproveitáveis. 
7. Retire o pó de sua mesa e dos equipamentos com um pano seco diariamente. É fácil, rápido e evita o acúmulo de sujeira. 
8.Duas vezes por semana, após retirar o pó, aplique lustra móveis na mesa. Não aplique lustra móveis nos equipamentos eletrônicos.
9. Para limpar seu computador ou notebook, use o aspirador de pó portátil. No caso da CPU, use-o na entrada do cooler. Para a limpeza das teclas, além do aspirador, use uma haste flexível cotonete levemente umedecido (levemente mesmo!) com solução de limpa-vidros. Essa solução também pode ser usada para limpar as partes externas do seu PC ou notebook, desde que em pequena quantidade e com um pano macio. Faça isso uma vez por semana.
10. A limpeza da tela de seu computador ou notebook deve ser feita com produtos específicos para esse fim, ou uma mistura caseira de água destilada e álcool em proporções iguais. Não use água da torneira porque ela tem minerais dissolvidos que podem manchar a tela. O tecido ideal para a limpeza são os tecidos de microfibra (as mesmas utilizadas para limpar óculos). Caso não tenha uma dessas, use uma flanela comum ou um pedaço de camiseta 100% algodão.
Modo de fazer: borrife uma pequena quantidade do produto (específico ou caseiro) no tecido; com movimentos muito delicados, passe o pano na tela pela primeira vez de cima para baixo; se ainda houver acúmulo de sujeira na parte inferior da tela, repita a operação horizontalmente; deixe a tela secar naturalmente.
São atitudes simples e rápidas como essa que vão deixar seu home office eficiente, limpo e aconchegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo