20 de junho de 2014

Como limpar seus aparelhos de ginástica e equipamentos esportivos



Nem todo mundo tem uma academia completa em casa, mas alguns equipamentos de ginástica em casa sempre a gente tem. Alguns equipamentos esportivos nos acompanham para a academia e nos passeios de final de semana e sua manutenção exige um cuidado especial. 

Veja a maneira correta de limpar e higienizar seus aparelhos de forma adequada, para evitar a proliferação de germes, fungos e bactérias,  acumulo de suor e gordura e a formação de ferrugem.

Produtos para limpeza

Escolha um produto de limpeza que contenha uma solução antibacteriana. Existem produtos específicos para esse fim, como o Flash Bio-Clean, mas você também pode preparar uma solução caseira. 




Como limpar
Logo após praticar a atividade ou o exercício físico, borrife a solução em todas as partes do aparelho que ficam em contato direto com o corpo como encostos, assentos, alças de apoio, guidão e selim, como no caso das Bicicletas e Aparelhos de ginástica e musculação. Já para skates, patinetes e outros aparelhos similares, o ideal é borrifar a solução e esfregá-la com uma escova de serdas médias.

A solução também é indicada para a limpeza das tornozeleiras com peso, tiras de borracha e bolas de alongamento. Para efetuar a limpeza de colchonetes, use o álcool 70% dos dois  lados, antes e depois de realizar seus exercícios. Após borrifar a solução, passe um pano limpo e seco e deixe a solução secar naturalmente. 

Frequência
É imprescindível que a limpeza seja feita imediatamente após os exercícios, pois em caso de demora haverá a proliferação de micro-organismos nos aparelhos e equipamentos por causa do acúmulo de suor e gordura da pele. Caso você não os use com frequência, limpe-os ao menos uma vez por semana. E apenas relembrando: todo equipamento deve ficar em lugar seco e arejado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo