Pular para o conteúdo principal

Como organizar a lavagem da roupa

Você acha que a tarefa da lavagem da roupa está consumindo muito do seu tempo? Possui pouca experiência no assunto e não encontrou uma maneira de se organizar com eficiência? Então este artigo é para você. Não deixe de ler as dicas a seguir para descobrir como gerenciar a limpeza das roupas de forma rápida e eficaz.




Aprender como lavar roupa não é difícil, ainda mais agora com tanta informação disponível em sites e blogs que são referência no assunto. Porém, uma vez que você se familiariza com a máquina de lavar e com o procedimento da lavagem, surgem as dúvidas: qual a melhor tática para se organizar? Com que frequência lavar para ter roupas sempre limpinhas e prontas para vestir?

Bem, a resposta para estas perguntas vai depender de alguns fatores. Identificar alguns deles é a melhor saída para otimizar o processo de lavagem da roupa.

Com que frequência preciso lavar a roupa?

Isto vai depender do tempo que você tem disponível para realizar a tarefa, a  capacidade da máquina de lavar, e a quantidade de roupa suja.  

Para os solteiros ou casais sem filho, os quais geralmente tem uma rotina corrida, lavar roupa duas vezes na semana provavelmente será o suficiente.

Se este for o seu caso, lembre-se apenas de determinar dias exclusivos na semana para lavar roupas de cores diferentes. Desta maneira, em um dia você lava as roupas brancas e claras e no outro as mais escuras.

Porém, não se esqueça que as roupas brancas necessitam de atenção especial para não encardir. Se for necessário, deixe-as de molho antes de lavar. O alvejante ajuda a tirar o encardido. Neste caso, você pode optar por um sem cloro para lavar roupa branca junto com as de tons mais claros. Dispor deste produto em sua lavanderia é útil, já que ele também serve para tirar mancha de algumas roupas coloridas.

Já se a família for maior ou com criança pequena, o intervalo entre uma lavagem e outra terá de ser menor. Desta forma, estabeleça um dia para lavar as roupas do bebê ou das crianças e outros dias da semana para a limpeza das demais roupas da casa, incluindo as dos adultos, toalhas de banho, mesa, lençóis e panos de prato.

Se este for o caso, cabe dividir a lavagem de acordo com a sua rotina. Por exemplo, se quer descansar no fim de semana, procure gerenciar toda a lavagem durante a semana. Uma dica é usar a capacidade máxima da sua máquina de lavar para evitar desperdícios e otimizar o tempo de lavagem.

Principalmente se você não tem secadora em casa, antes mesmo de ligar a máquina de lavar verifique se há espaço suficiente para estender as roupas no varal. Roupas que secam muito espremidas ficam amarrotadas tendem a ficar com mal cheiro.

Boas práticas ajudam você a ganhar tempo na lavanderia

Adotar certos hábitos em sua lavanderia permite você se organizar de um jeito mais fácil e ainda ganhar tempo. Veja alguns deles:


  • Tenha bons produtos de lavanderia: disponha de um bom detergente para roupas, amaciante e alvejante para desencardir e tirar mancha.
  • Roupas manchadas precisam ser tratadas antes de ir para máquina. Siga as instruções na embalagem do seu tira-manchas para saber como proceder.
  • Confira as etiquetas das roupas para se informar sobre restrições de lavagem. Lave as roupas muito delicadas separadamente ou à mão.
  • Disponha de sacos para lavar roupas delicadas e peças íntimas. Este acessório também é bem eficiente evitar o aparecimento de bolinhas causadas pelo atrito entre as malhas durante a lavagem.
  • Tente não esquecer roupa úmida dentro da máquina de lavar. Estenda a roupa imediatamente após a lavagem para evitar odores.
  • Use a dosagem certa de detergente e amaciante para não deixar a roupa enrijecida ou manchada.   
  • Uma dica para evitar o aparecimento de vincos e facilitar na hora de passar a roupa é dar uma boa sacudida na peça antes de estendê-la no varal. 
  • Crie o hábito de retirar as roupas secas do varal. Dobre e guarde aquelas que não necessitam passar. As demais, depois de secas, devem permanecer bem esticadas até você encontrar o tempo disponível para passar.
  • Caso queira fazer um intervalo maior entre uma lavagem e outra, é bom ter combinações de roupa suficientes para a semana, principalmente meias, roupas íntimas e camisetas. Portanto, reavalie o estoque de algumas peças em seu guarda-roupa.
  • Mantenha seus equipamentos em bom estado. Limpe o filtro da máquina de lavar com frequência para que a sujeira não manche a roupa. Limpe o ferro de passar antes e após o uso.
  • Mantenha seu varal sempre limpo para que ele não suje a roupa limpa.
  • Se tiver espaço em sua lavanderia, por que não adotar um sistema de dois cestos para separar as roupas sujas claras das escuras, assim facilita o seu trabalho no dia de lavar. Você pode pendurar os cestos na parede para ganhar espaço.
Com essas dicas vai ficar muito mais fácil se organizar. Há alguma outra dica para organizar a rotina de lavar roupa que você gostaria de ver por aqui? Quais são os seus segredinhos para lavar a roupa com mais praticidade? Não deixe de enviar seus comentários e sugestões.
Créditos da foto

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…