Pular para o conteúdo principal

O perigo dos ácaros para a sua família

Com a chegada do inverno, a ameaça que está presente no cotidiano aumenta e pode causar sérios problemas para toda família. Os ácaros são seres minúsculos, visíveis apenas com a ajuda de um microscópio, mas que podem causar danos para a saúde.

Esses pequenos aracnídeos conseguem se espalhar por diversos ambientes e são raramente notados, além disso, acredita-se que haja cerca de 48 mil espécies diferentes deles. Os sintomas de sua presença nos seres humanos, entretanto, são bastante visíveis e causadores de diversas doenças, como rinite, asma, dermatites e diversas alergias.

E como funciona o organismo dos ácaros?

Todos os dias nosso corpo solta sobre o colchão várias camadas de células da pele, que são substituídas com frequência. Essas células mortas formam escamas e, junto com restos de alimento, poeira e suor, formam o alimento perfeito para esses pequenos bichinhos. O perigo reside nos excrementos deles, que entram em decomposição e liberam toxinas no ar. Essas substâncias, quando inaladas, geram doenças respiratórias, irritações na pele, conjuntivite, entre outras doenças.
Além das alergias, alguns tipos de ácaro conseguem parasitar o corpo humano. Eles atingem os folículos pilosos e as glândulas sebáceas e são os responsáveis pela formação dos conhecidos cravos. Em alguns casos podem evoluir para sarnas e causar irritações e coceiras severas. Por se reproduzirem com extrema rapidez, as colônias se multiplicam com facilidade. Acredita-se que uma fêmea adulta ponha cerca de 200 ovos e as ocorrências de doenças aumentam muito principalmente no inverno.




Os ácaros são responsáveis por cerca de 70% das doenças respiratórias e a melhor forma de eliminá-los é a higienização constante. Para os alérgicos, a dica é evitar travesseiros de plumas e cobertores, já que acumulam mais colônias. O ideal é trocar por materiais sintéticos como látex e espuma, além de edredons, ou cobrir com capas protetoras antiácaro. O mais indicado é ter um colchão novo e mantê-lo sempre dentro da validade, ficando atenta para quando e como trocá-lo. Passe o aspirador sobre eles semanalmente. Estima-se que com apenas um ano de uso milhões de ácaros já estejam instalados. Além desses cuidados, é necessário manter o chão e carpetes livres de poeiras e lavar cortinas com frequência. Banhos de sol também são uma ótima opção.

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…