25 de agosto de 2014

15 maneiras de utilizar detergente neutro em casa

O que é detergente neutro?
Os detergentes neutros estão disponíveis em diferentes apresentações, incluindo as sustentáveis, hipoalergênicas e formuladas para bebês. Eles geralmente são livres de corante e perfume e não contêm produtos de limpeza prejudiciais. Os detergentes neutros podem ser identificados pelo rótulo da embalagem e a maioria não contém alvejante.
No Brasil, os detergentes comerciais não são totalmente neutros, embora muitos assim chamem o detergente incolor. Na verdade a qualificação neutro se refere ao PH do líquido em torno de 7, ou seja, pouco menor ou maior do que 7.

Onde pode ser utilizado detergente neutro?
Ideal para louças, talheres e utensílios domésticos.  Sua fórmula concentrada  é eficiente na remoção de gorduras. O detergente neutro é o melhor produto para lavar a cozinha. Não mancha e retira toda a gordura. Como utilizar em cada caso:

  1. Louças e objetos de cozinha: Molhar a esponja na água, aplicar o detergente e em seguida fazer a sua limpeza habitual. Enxaguar bem, até que todo o detergente tenha sido retirado. Utilize para lavar a louça, a pia, limpar as bancadas, limpar o fogão, lavar os azulejos e lavar o piso.
  2. Pisos, azulejos e box.  Diluir o detergente em um recipiente com água e depois aplicar o produto no local desejado. Enxaguar e enxugar bem. O detergente é excelente para tirar gordura e remover a gordura e a parte externa do rejunte. Coloque detergente diretamente na esponja úmida e passe no box e nos azulejos para retirar gordura e resíduos de sabonete. Enxágue e enxugue bem. 
  3. Escovas e pentes - prepare em um recipiente, água morna e detergente neutro e mergulhe,  enxague bem e seque.
  4. Espelhos - Passe um pano úmido com detergente e outro bem seco ou papel toalha.
  5. Estofados em tecido - Faça uma mistura de detergente e água. Agite a mistura  até formar uma espuma abundante. Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.  Remova o excesso de água com um pano seco.
  6. Ferro de passar -  Limpe a base do ferro com um pano umedecido em água e detergente. Seque bem com um pano macio.
  7. Cabos e fios - Limpe com um pano levemente úmido em uma mistura de detergente com água.
  8. Interruptores - Passe um pano branco limpo e úmido nos interruptores e nas paredes do entorno. Cuidado para não pressionar muito e marcar a parede.
  9. Janelas e portas de correr - Misture uma colher de sopa de detergente em um litro de água e limpe janelas e portas de correr. Os trilhos precisam ser limpos para evitar que o acúmulo de poeira e formação de crostas de difícil remoção comprometa o movimento das folhas e provoquem o desgaste das roldanas.
  10. Alicates e espátulas de manicure - Lave com água e detergente e deixe de molho durante 10 minutos em álcool 70% para higienizar. Depois é só enxugar e guardar.
  11. Luminária - Encha o tanque ou a banheira com uma solução de água morna e detergente. Mergulhe a luminária na solução e retire-a.  Depois, mergulhe-a em água morna para enxaguá-la. Enxágüe até a água sair limpa. Tire o excesso de água da luminária, apoiando-a em uma toalha ou use um secador de cabelo ou ventilador.
  12. Calçado de tecidos finos – Lave com água e detergente. Seque a sombra.
  13. Tapete - Retire o excesso de resíduos do tapete com um papel e em seguida borrife uma mistura de uma parte de detergente e 10 partes de água. Esfregue um pano seco, de fora para dentro. Repita até sair bem a mancha. Por fim, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de 1 para 10. Passe um pano seco.
  14. Varais - Coloque algumas gotas de detergente em uma esponja de limpeza e passe na extensão dos varais. Enxugue com um pano úmido em água.
  15. Veículos: Diluir o detergente em um recipiente com água e depois aplicar o produto no local desejado. Fazer a limpeza na sombra, enxaguando imediatamente após a lavagem. Remover todo o resíduo da espuma antes que o objeto esteja seco totalmente.
Em todos os casos deve-se enxaguar bem, pois podem resultar em efeito tóxico. Embora não pareça, os sabões e detergentes possuem um grau de toxicidade que, apesar de baixo, pode tornar-se grave, dependendo do grau de intoxicação e do tipo de produto que a causa. Os detergentes são considerados responsáveis por um conjunto de problemas dermatológicos.  Sua ingestão pode causar distúrbios como vômitos, cólicas abdominais e diarréia. Os tensoativos aniônicos como o lauril benzeno sulfonato linear são mais tóxicos que os sabões. Os sintomas de ingestão são determinados por surgimento de náuseas seguidas por vômitos, cólicas abdominais e diarréia. A ingestão, para seres humanos, entre 0,1 e 1 grama por quilograma de massa não causa efeitos tóxicos.

6 comentários:

  1. ótimas ideias, eu uso muito detergente o tempo todo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em casa é o principal produto. Limpa tudo, ou quase tudo.

      Excluir
  2. Eu simplesmente amei conhecer seu blog!
    Achei quando estava pesquisando o sistema FlyLady.

    Estou montando minha planilha =)

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas Ro, e a gente sempre vai descobrindo alguma novidade!

    Abraços
    Espero sua visitinha lá no meu bloguin, meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas Ro, e a gente sempre vai descobrindo alguma novidade!

    Abraços
    Espero sua visitinha lá no meu bloguin, meuape509.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo