Pular para o conteúdo principal

15 maneiras de utilizar detergente neutro em casa

O que é detergente neutro?
Os detergentes neutros estão disponíveis em diferentes apresentações, incluindo as sustentáveis, hipoalergênicas e formuladas para bebês. Eles geralmente são livres de corante e perfume e não contêm produtos de limpeza prejudiciais. Os detergentes neutros podem ser identificados pelo rótulo da embalagem e a maioria não contém alvejante.
No Brasil, os detergentes comerciais não são totalmente neutros, embora muitos assim chamem o detergente incolor. Na verdade a qualificação neutro se refere ao PH do líquido em torno de 7, ou seja, pouco menor ou maior do que 7.

Onde pode ser utilizado detergente neutro?
Ideal para louças, talheres e utensílios domésticos.  Sua fórmula concentrada  é eficiente na remoção de gorduras. O detergente neutro é o melhor produto para lavar a cozinha. Não mancha e retira toda a gordura. Como utilizar em cada caso:

  1. Louças e objetos de cozinha: Molhar a esponja na água, aplicar o detergente e em seguida fazer a sua limpeza habitual. Enxaguar bem, até que todo o detergente tenha sido retirado. Utilize para lavar a louça, a pia, limpar as bancadas, limpar o fogão, lavar os azulejos e lavar o piso.
  2. Pisos, azulejos e box.  Diluir o detergente em um recipiente com água e depois aplicar o produto no local desejado. Enxaguar e enxugar bem. O detergente é excelente para tirar gordura e remover a gordura e a parte externa do rejunte. Coloque detergente diretamente na esponja úmida e passe no box e nos azulejos para retirar gordura e resíduos de sabonete. Enxágue e enxugue bem. 
  3. Escovas e pentes - prepare em um recipiente, água morna e detergente neutro e mergulhe,  enxague bem e seque.
  4. Espelhos - Passe um pano úmido com detergente e outro bem seco ou papel toalha.
  5. Estofados em tecido - Faça uma mistura de detergente e água. Agite a mistura  até formar uma espuma abundante. Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.  Remova o excesso de água com um pano seco.
  6. Ferro de passar -  Limpe a base do ferro com um pano umedecido em água e detergente. Seque bem com um pano macio.
  7. Cabos e fios - Limpe com um pano levemente úmido em uma mistura de detergente com água.
  8. Interruptores - Passe um pano branco limpo e úmido nos interruptores e nas paredes do entorno. Cuidado para não pressionar muito e marcar a parede.
  9. Janelas e portas de correr - Misture uma colher de sopa de detergente em um litro de água e limpe janelas e portas de correr. Os trilhos precisam ser limpos para evitar que o acúmulo de poeira e formação de crostas de difícil remoção comprometa o movimento das folhas e provoquem o desgaste das roldanas.
  10. Alicates e espátulas de manicure - Lave com água e detergente e deixe de molho durante 10 minutos em álcool 70% para higienizar. Depois é só enxugar e guardar.
  11. Luminária - Encha o tanque ou a banheira com uma solução de água morna e detergente. Mergulhe a luminária na solução e retire-a.  Depois, mergulhe-a em água morna para enxaguá-la. Enxágüe até a água sair limpa. Tire o excesso de água da luminária, apoiando-a em uma toalha ou use um secador de cabelo ou ventilador.
  12. Calçado de tecidos finos – Lave com água e detergente. Seque a sombra.
  13. Tapete - Retire o excesso de resíduos do tapete com um papel e em seguida borrife uma mistura de uma parte de detergente e 10 partes de água. Esfregue um pano seco, de fora para dentro. Repita até sair bem a mancha. Por fim, borrife uma mistura de vinagre com água, também na proporção de 1 para 10. Passe um pano seco.
  14. Varais - Coloque algumas gotas de detergente em uma esponja de limpeza e passe na extensão dos varais. Enxugue com um pano úmido em água.
  15. Veículos: Diluir o detergente em um recipiente com água e depois aplicar o produto no local desejado. Fazer a limpeza na sombra, enxaguando imediatamente após a lavagem. Remover todo o resíduo da espuma antes que o objeto esteja seco totalmente.
Em todos os casos deve-se enxaguar bem, pois podem resultar em efeito tóxico. Embora não pareça, os sabões e detergentes possuem um grau de toxicidade que, apesar de baixo, pode tornar-se grave, dependendo do grau de intoxicação e do tipo de produto que a causa. Os detergentes são considerados responsáveis por um conjunto de problemas dermatológicos.  Sua ingestão pode causar distúrbios como vômitos, cólicas abdominais e diarréia. Os tensoativos aniônicos como o lauril benzeno sulfonato linear são mais tóxicos que os sabões. Os sintomas de ingestão são determinados por surgimento de náuseas seguidas por vômitos, cólicas abdominais e diarréia. A ingestão, para seres humanos, entre 0,1 e 1 grama por quilograma de massa não causa efeitos tóxicos.

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de casa é um método de organização

O Planner Agenda de Casa funciona para quem mora sozinho, com a família, tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa. Elaborado a partir de um plano anual, traz todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais e semestrais. Além disso, tem muito espaço para seu planejamento. Tem também, uma sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda!

Afinal, quem não quer ter uma agenda com as atividades de casa pré-agendadas para cada dia da semana? Já imaginou você chegar a tarde e poder conferir o que foi feito hoje em sua casa? Avaliar se foi bem feito se ficou completo e, além disso, saber o que precisa ser feito amanhã? Tudo está na agenda, é só fazer ou orientar e cuidar do restante das coisas da vida, sem dor de cabeça com a casa. 
Em pouco tempo, com esta aliada você poderá colher frutos da organização diária, sem dia de faxina e sem correrias.



Veja mais detalhes no vídeo

Compre sua Agenda de …

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …

Cardápio da Semana 23 a 29 de abril

Hoje a Agenda de Casa trouxe novidades no cardápio
Carne assadaArroz marroquinoTutu de feijão a mineiraFrango com quiabo Filé de frango com molho de mostarda, vinho branco e arroz integralArroz de Braga Strogonoff de carneTorta salgadaTorta de palmito

Agora você tem os links das receitas que me inspiraram na elaboração deste cardápio. Pintou dúvidas, corre na receita.


by

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor.  Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas
•    Frangélico (Itália): avelã
•    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã
•    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate
•    Kahlúa (México): café
•    Tia Maria (jamaica): café
•    Chambord (França): Framboesa
•    Maraschino (Itália): Cereja
•    Limoncello (Itália): limão siciliano
•    Midori (Japão): melão
•    Sortilége (Canadá): maple
•    Cointreau (França): laranja
•    Grand Manier (França): laranja
•    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510.
•    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas
•    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas
•    Pernod (França): anis
•    Sambuca Romana (It…