28 de agosto de 2014

7 usos do hipoclorito de sódio em casa

O hipoclorito de sódio é conhecido popularmente como água sanitária. É vendida em solução de 2,0 a 2,5% de hipoclorito de sódio. O hipoclorito de sódio, é utilizado como desinfetante, para lavagem de verduras e frutas como também, para purificar a água de uso e consumo humano.

Água sanitária diluída em água é o melhor desinfetante doméstico, mas é importante escolher marcas seguras como também utilizar o produto da maneira correta.


Onde e como usar
  1. Pisos  laváveis -Lavar com detergente ou sabão em pó enxaguar. Passar água sanitária, deixar por 10 minutos. Enxaguar bem, secar.
  2. Azulejos engordurados - Lavar com detergente, borrifar ou passar água sanitária com pincel. Aguardar 10 minutos e enxaguar.
  3. Mofo em azulejos, paredes, teto - Passar água sanitária pura ou um pouco diluída (se a superfície não for branca, faça um teste antes porque água sanitária pode manchar)
  4. Panos de prato - Fazer uma mistura de 2 colheres de sopa de cloro em um litro de água e colocar os panos de prato de molho.
  5. Tecidos com mofo - Deixar as roupas de molho por cerca de 10 minutos em uma mistura de 2 colheres de água sanitária para cada litro de água. Lavar com pouco sabão para remover a água sanitária e o cheiro. Secar ao ar livre.
  6. Sanitarização de verduras, legumes e frutas - Diluir 1 colher de água sanitária para 1 litro de água, mergulhar o produto por 10 minutos e enxaguar bem.
  7. Limpeza de sanitários - Na limpeza diária, utilizar solução preparada com 1 copo de Água Sanitária para cada balde de água com capacidade de 10 litros.
Cuidados no manuseio  de Água Sanitária ou Hipoclorito de Sódio - Riscos à Saúde e Restrições
  1. Não misture água sanitária,  sabão em pó e desinfetante porque um produto neutraliza o efeito do outro, além da toxidade.
  2. Nunca misture água sanitária com vinagre, ácido muriático ou agente de limpeza. Pode haver liberação de gases prejudiciais à saúde. 
  3. Água sanitária pode danificar alguns materiais e tecidos. É bom testar antes. Por ser um produto tóxico é perigoso quando usado em excesso! Utilize medidas indicadas pelo fabricante  e em ambiente ventilado.
  4. A utilização do Hipoclorito de Sódio concentrado só deve ser realizada sob a supervisão de um técnico habilitado.
  5. Não compre nem use o produto popularmente chamado de “CLORO” (líquido esverdeado ou amarelado) que é vendido em qualquer quantidade sem embalagem própria. Esse é um produto muito concentrado que pode causar intoxicações graves por ingestão (quando bebidos) ou inalação (quando cheirados), irritações violentas quando em contato com a pele ou com os olhos, além de ser extremamente perigoso especialmente para crianças e animais domésticos.
Creditos da foto


6 comentários:

  1. mais uma dica muito boa que leio aqui no seu blog! sempre temos algo para aprender! obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô...
    Aqui em casa agua sanitária é campeã na limpeza! Uso para tudo e minha casa é um brinco de limpa, desinfetada e esterilizada.
    Confesso que fiquei aturdida com o fato de não poder misturar água sanitária + desinfetante + detergente porque eu compro esse tipo, com essa misturinha de fábrica, da marca, conceituadíssima SUPER, GLOBO e vivo recomendando exatamente por se mostrar um produto mais eficiente com a tríade. Estranho...
    Chama-se SUPER GLOBO multi, garrafa azul.

    Beijos mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, provavelmente não possui hipoclorito de sódio na composição, e sim o
      peróxido de hidrogênio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada. mesmo componente químico dos alvejantes sem cloro. Obs. Não encontrei ainda a ficha técnica do produto. Procure ler no rótulo.

      Excluir
    2. Rô, é o carboneto de sódio. Li no rótulo.

      Excluir
  3. Já ouvi falar que ela misturada com detergente tbm faz um mal, uma amiga chegou a desmaiar com isso!
    Ótimas dicas! Não sabia do uso dela em salada, pensei q fosse só o pozinho...

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Rô, estou adorando o meu blog! Várias dicas incríveis para cuidar da casa! acho que tem tudo haver com o meu meu cantinho! Lá eu conto um pouquinho do meu drama de recém-casada, que não sabe fazer quase nada em casa! Blog Dona Ingrid.com
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo