2 de agosto de 2014

Dicas para reformar sua casa e evitar dores de cabeça

Reformas sempre soam como boas mudanças, mas também podem gerar grandes problemas tanto para o orçamento quanto ao ambiente do lar. As chances de problemas são tantas, que muitas pessoas desistem antes mesmo de começar. Entretanto, com boas dicas é possível passar por essa fase sem dor de cabeça ou estresse.


Planejamento
Antes de tudo começar, é necessário traçar exatamente o que é desejado e esperado com as mudanças. Afinal, pode parecer meio óbvio ao primeiro olhar, mas muitas vezes a indecisão e falta de organização podem dar lugar a grandes decepções ou problemas na hora da execução. O planejamento também pode ser dividido em etapas e incluir um cronograma, que deve casar com a rotina e a agenda dos moradores da casa. Para isso, em caso de grandes reformas, é bom aproveitar um período de férias para não atrapalhar a vida de ninguém.

Orçamento
Definido um plano de reforma e as modificações desejadas, é preciso traçar um orçamento e um limite de gastos. Essa conta deve incluir a mão de obra, os materiais utilizados e ter ainda uma garantia para qualquer imprevisto que possa surgir. Antes mesmo de consultar um profissional sobre os custos da construção é preciso delimitar o quanto é possível gastar ou se a obra é executável com a quantia disponível.

Escolha de profissionais
Ao optar por reformar algum cômodo, é fundamental contar com bons profissionais para executar o serviço. Por isso, referencias são quase obrigatórios na hora de contratar a empresa responsável reforma. É importante ver os projetos feitos anteriormente e pesquisar bastante para não tomar nenhuma decisão precipitada e se arrepender depois. Vale até mesmo solicitar uma consulta ao CNPJ da empresa na internet para garantir que não há risco de sofrer um golpe. Na hora de escolher, muitas vezes é melhor optar por profissionais comprometidos e sérios, mesmo que o preço seja um pouco mais alto. É melhor garantir qualidade e cumprimento ao prazo de entrega, conforme contrato bem esclarecedor.

Limpeza
A limpeza do local deve ser constante, apesar dos entulhos e poeira causados pela obra. A limpeza constante ajuda a evitar um problema maior no final da obra e auxilia também no trabalho do pedreiro ou marceneiro. Uma dica importante é ter certo cuidado na proteção dos móveis, paredes e piso, para evitar que sejam danificados durante a obra.

4 comentários:

  1. Ótima dicas,bem pensadas p´ra ajudar nessa hora! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá menina,
    Planejamento é muito importante, estou me preparando para minha casinha em 2015,
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô... Essas dicas ajudam muiiito na hora de partir para uma obra, mas infelizmente, mesmo seguindo à risca, ainda nos deparamos com profissionais (ou nem tanto assim) desrespeitosos no cumprimento de Contratos e, também, no que tange comprometimento na realização do que o projeto da obra pede.
    Contratei profissional em Arquitetura para o Projeto (pude contar muito pouco com ela) e o Empreiteiro foi a derrocada. Trabalho falho, sem esmero (e o falastrão ainda se gabava, diariamente sobre seu fino acabamento), com finalização grosseira e atrasos mil.
    Até aula sobre como erguer parede de blocos de vidro eu tive que dar (santo Google e YouTube), porque ele garantiu a mim que sabia e ergueu, por 2 vezes!, a parede de blocos sem vergalhão e as presilhas (por pouco não perco 58 tijolos importados e ainda causando problemas no Condomínio com uma possível queda). Vivia pedindo adiantamentos para pagar seus empregados (recentemente vi seu nome no Tribunal do Trabalho), empurrando utensílios para ganhar comissão de lojistas, mentia descaradamente que era Engenheiro...
    e que a empresa dele é que tinha " as soluções em obras".

    Minha dica completar à sua é: verifiquem muiiiiito quem vai entrar em sua casa. Xeretem em tudo para certificassem da idoneidade de empresas e amarrem um Contrato - o pulo do gato esta aí! - com todas as possibilidades a seu favor (se eu não tivesse feito isso, teria amargado mais que amarguei; foi meu trunfo).
    Beijos mais.

    ResponderExcluir
  4. Acho que reformar a casa sem dor de cabeça deve ser melhor que ganha na mega Sena! Hahhaha
    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo