Pular para o conteúdo principal

Como limpar uma máquina de gelo

Cuidado com o gelo que você põe no copo! Com a chegada do verão, geralmente aumenta a demanda por produtos bem gelados. Nos eventos familiares ou de amigos, é comum utilizar uma máquina de gelo para produzir gelo rapidamente,  para gelar sucos e bebidas, em grandes quantidades.
Os modelos com grande capacidade de produção são muito utilizados por empresas, principalmente restaurantes e supermercados, tanto para resfriar alimentos quanto para produzir gelo para bebidas. 
Mas nos últimos anos os fabricantes passaram a oferecer modelos com menor capacidade de produção para atender pessoas que desejam ter essas máquinas em casa. 
No entanto é bom observar que caso esses aparelhos não tenham uma limpeza adequada, podem se tornar um local propício para proliferação de bactérias. Isso acontece pelos seguintes fatores:
  • O aparelho possui, internamente, vários tubos por onde passa a água antes de congelar. A alta umidade pode originar bactérias.
  • Pesquisas indicam que o gelo pode ser contaminado mais do que imaginamos. Há diversas bactérias que conseguem sobreviver a baixas temperaturas, até mesmo abaixo de zero. Por isso fique atento na qualidade do gelo que põe no copo!


Como limpar máquina de gelo?

Se for utilizar o gelo diretamente na bebida limpe a máquina corretamente. Para evitar contaminação, a maioria dos manuais de instrução desses aparelhos orientam:
  1. Deixe fluir água do reservatório com três ciclos de congelamento. Importante descartar, ou seja, não usar o gelo feito durante eles. Ao fazer isso, a água que estava no reservatório será substituída por água limpa.
  2. Remova todos os componentes possíveis (variam de modelo para modelo). Coloque-os em uma solução de água morna e detergente neutro. Lave os componentes com uma esponja ou pano e enxágue com água limpa.
  3. Faça uma solução de 30 ml de água sanitária para cada 10 litros de água limpa. Mergulhe as partes removíveis colocando-as na solução por 30 segundos e deixe que sequem bem. Esse é o processo mais importante, fazendo com que os microrganismos sejam eliminados.
  4. Desinfete as partes não removíveis da máquina pulverizando nelas a solução de água sanitária e deixando secar naturalmente. 
  5. Dica importante: lave bem as mãos e seque-as. Isso evitará com que você não transfira bactérias ao locais já limpos e desinfetados.
  6. Em seguida monte a máquina de gelo e deixe fazer um ciclo completo de congelamento. Descarte a primeira carga de gelo produzido, pois poderá ter resíduos da solução de água sanitária.
Créditos da foto
Colaboração de Paulo Augusto Sebin

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…