1 de novembro de 2014

Como limpar uma máquina de gelo

Cuidado com o gelo que você põe no copo! Com a chegada do verão, geralmente aumenta a demanda por produtos bem gelados. Nos eventos familiares ou de amigos, é comum utilizar uma máquina de gelo para produzir gelo rapidamente,  para gelar sucos e bebidas, em grandes quantidades.
Os modelos com grande capacidade de produção são muito utilizados por empresas, principalmente restaurantes e supermercados, tanto para resfriar alimentos quanto para produzir gelo para bebidas. 
Mas nos últimos anos os fabricantes passaram a oferecer modelos com menor capacidade de produção para atender pessoas que desejam ter essas máquinas em casa. 
No entanto é bom observar que caso esses aparelhos não tenham uma limpeza adequada, podem se tornar um local propício para proliferação de bactérias. Isso acontece pelos seguintes fatores:
  • O aparelho possui, internamente, vários tubos por onde passa a água antes de congelar. A alta umidade pode originar bactérias.
  • Pesquisas indicam que o gelo pode ser contaminado mais do que imaginamos. Há diversas bactérias que conseguem sobreviver a baixas temperaturas, até mesmo abaixo de zero. Por isso fique atento na qualidade do gelo que põe no copo!


Como limpar máquina de gelo?

Se for utilizar o gelo diretamente na bebida limpe a máquina corretamente. Para evitar contaminação, a maioria dos manuais de instrução desses aparelhos orientam:
  1. Deixe fluir água do reservatório com três ciclos de congelamento. Importante descartar, ou seja, não usar o gelo feito durante eles. Ao fazer isso, a água que estava no reservatório será substituída por água limpa.
  2. Remova todos os componentes possíveis (variam de modelo para modelo). Coloque-os em uma solução de água morna e detergente neutro. Lave os componentes com uma esponja ou pano e enxágue com água limpa.
  3. Faça uma solução de 30 ml de água sanitária para cada 10 litros de água limpa. Mergulhe as partes removíveis colocando-as na solução por 30 segundos e deixe que sequem bem. Esse é o processo mais importante, fazendo com que os microrganismos sejam eliminados.
  4. Desinfete as partes não removíveis da máquina pulverizando nelas a solução de água sanitária e deixando secar naturalmente. 
  5. Dica importante: lave bem as mãos e seque-as. Isso evitará com que você não transfira bactérias ao locais já limpos e desinfetados.
  6. Em seguida monte a máquina de gelo e deixe fazer um ciclo completo de congelamento. Descarte a primeira carga de gelo produzido, pois poderá ter resíduos da solução de água sanitária.
Créditos da foto
Colaboração de Paulo Augusto Sebin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo