Pular para o conteúdo principal

10 medidas de segurança na cozinha

Intoxicação, quedas, queimaduras. Esses são alguns dos acidentes que podem acontecer dentro da nossa casa.

Para prevenir que tais acidentes aconteçam em casa é preciso muito cuidado, fazer algumas adaptações simples para evitar que crianças pequenas ou mesmo quem está cozinhando sofra qualquer acidente. Eu mesma já tomei um banho de óleo quente e fiz várias queimaduras fritando ovos. Dói muito!

Confira os itens básicos de segurança para a cozinha


  1. Prefira sempre usar as bocas de trás do fogão. Quando estiver usando as da frente, vire os cabos das panelas para o interior do fogão. 
  2.  Não deixe as panelas no fogão ou formas no forno ligado para fazer outras atividades fora da cozinha como, por exemplo, atender ao telefone. Além de queimar o alimento, pode-se também causar grandes acidentes, como incêndio. Desligue tudo ao sair da cozinha.
  3. Mantenha os panos de pratos, toalhas, potes plásticos ou outros objetos, afastados do botijão de gás, da tampa do fogão e também de eletrodomésticos que emitem calor, como as torradeiras e grill. Com o calor liberado, eles podem derreter ou incendiar.
  4. Sempre abra a porta do forno antes de acendê-lo. Desta forma, você não acumula gás na cavidade do aparelho e também pode verificar se a chama está realmente acesa. Esta simples dica pode salvar sua vida evitando o vazamento de gás e o risco de explosão.
  5. Antes de serem colocados no microondas, nunca se esqueça de perfurar com um palito ou com um garfo todos os alimentos com casca ou película, como batatas, pimentões, gema de ovo, salsichas, entre outros. Estes furinhos ajudam na saída dos vapores que se formam dentro deles. Caso contrário poderão explodir dentro do forno. 
  6. Para o cozimento prolongado de alimentos no microondas, dê preferência aos utensílios de vidro, cerâmica e porcelana refratários, eles suportam melhor e são mais resistentes à altas temperaturas.
  7. Cuidado com produtos de limpeza. Mantenha-os num lugar fechado, inacessível à criança. Mesmo que estejam no alto, procure deixá-los fora da vista, pois as embalagens costumam ter cores vivas que chamam a atenção.
  8. Sempre que pousar facas, recipientes de vidro ou tigelas e panelas com alimentos quentes na mesa ou na pia, coloque-os longe da borda. Evite as toalhas de mesa, principalmente se tiver criança pequena. Ela pode tentar se apoiar na toalha para levantar e acabar derrubando tudo o que está em cima da mesa (inclusive alimentos quentes) em cima de si.
  9. Mantenha a lata de lixo sempre fechada, de preferência fora da vista da criança.
  10. Mantenha o piso seco para não escorregar.
Créditos da foto

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…