2 de janeiro de 2015

Faça o teste de segurança alimentar em sua cozinha

Uma cozinha limpa necessita mais do que um visual agradável, depende sobretudo de práticas seguras de produção de alimentos. Avalie o que você está fazendo em relação a segurança e descubra o que pode ser feito para produzir refeições e lanches de modo mais seguro. 


  1. A temperatura da geladeira deve ser de 5 graus centígrados - essa temperatura reduz a velocidade do crescimento da maior parte das bactérias, reduzindo a probabilidade de ocasionarem alguma doença.
  2. Comidas preparadas devem ir imediatamente a geladeira após a refeição ou no máximo duas horas após o cozimento. Se ficar mais tempo fora da geladeira, é melhor jogar fora. Os riscos de altos custos ocasionados por uma Doença Veiculada por Alimentos não compensam a economia proporcionada pela utilização de uma pequena quantidade de alimentos com risco.
  3. Sanitize o ralo da pia todos os dias. Jogue algumas gotas de água sanitária. Ou a água que deixou a verdura de molho na proporção de 1/2 colher de água sanitária para cada litro de água.
  4. Após cortar carne na tábua, lave com sabão e água quente e depois sanitize com água sanitária diluída.
  5. Descongele os produtos como carnes, aves ou peixe na geladeira, no microondas ou coloque o alimento em embalagem plástica hermética e mergulhe em recipiente com água fria. O descongelamento gradual durante a noite, sob refrigeração, ajuda a manter a qualidade do produto. Jamais descongele algo fora da geladeira.
Adaptado do livro As armadilhas de uma cozinha de Roberto Figueiredo.

2 comentários:

  1. Rô queridona, feliz 2015 antes de qualquer tecladinha.
    Cozinha limpa é higienizada sempre - como bem destacou no post. Utensílios esterilizados e conservação de alimentos são imprescindíveis às boas práticas e normas de higiene.
    beijos mais

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo