27 de fevereiro de 2015

É bom ser crítico, mas quando apontar um problema, traga junto a solução

Não sei se você já percebeu. Mas têm pessoas que adoram criticar. Nada está bom, não vê pontos positivos em nada. Tudo está errado, feio, torto, com defeito e não funciona bem. Não tenho muita paciência com pessoas assim. Vou logo mudando o assunto e perguntando - qual é a sua sugestão? Você tem uma proposta?  
Acredito que o mérito não está em indicar um problema que outras pessoas não viram antes. O grande mérito está justamente em apresentar uma solução para o problema encontrado. Ao se deparar com um problema, é bom analisar todas as opções de solução antes de levá-lo ao conhecimento do responsável. Agindo assim, as pessoas conquistam muito mais admiração por ajudar em vez de criticar. Isto é para poucos.


Se você for criticar algo ou alguém, pense antes e leve uma sugestão de solução! E se você for o criticado ou o responsável pelo problema, escute com atenção e, em seguida, peça uma sugestão de solução. Mais uma vez reafirmo: críticos sem sugestões de solução devem ser ignorados. Só pode criticar quem sabe solucionar!
Você já passou por essa?

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Boa dica a sua, é quase uma pergunta psicológica, rs.
    Se usarmos um pouquinho de nossa criatividade, sempre se tem um solução.
    Abraços!
    www.atelieprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá , este problema de só ver defeito nas coisas ou nos outros é um chato pra chuchu, ainda mais quando não é construtivo sem sugestão como você mencionou.Mais tem gente que parece que nasceu pra isso .
    Nos resta não fazer o mesmo .bjs
    Marta

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo