Pular para o conteúdo principal

Como guardar objetos de valor

Todo mundo tem objetos de valor guardados em casa, sejam relógios, celulares, notebooks, computadores, máquinas fotográficas, lembranças, escrituras, jóias de família, cheques em branco, livros e até dinheiro.

Para maior segurança, mesmo sendo guardados em casa, objetos como carteira, documentos, relógios ou anéis devem ser bem guardados em armário ou gavetas com chave. O importante é que estejam disponíveis para que se possa, acessar os objetos de forma rápida e fácil. 

Por mais minimalista que você seja, não tem como não ter objetos de valor e os motivos para não se desfazer deles podem ser, porque são herança, porque você não sabe onde guardar melhor, porque gosta de cuidar de perto de seus pertences ou porque ainda não decidiu o que fazer com eles. As maneiras de guardar seus objetos de valor podem estar em sua casa ou fora dela, em um cofre no banco, em aplicações no banco, nas nuvens (digital) ou em um self storage,  confira:


1. Documentos importantes 

Nem sempre a casa é o lugar mais seguro para a guarda de documentos. Uma prática para quem não possui muitos papéis é digitalizar tudo e ainda guardar uma cópia em um cofre ou na casa de outra pessoa. Há empresas que oferecem o serviço de guarda documentos pessoais, livros, trabalhos ou recordações. Empresas que têm muitos documentos como escritórios de contabilidade, advocacia, recursos humanos, ou empresas de engenharia e arquitetura que precisam guardar projetos, plantas e até mesmo maquetes utilizam esse serviço.  Entre as vantagens de sua utilização, estão a liberação de espaço interno em casa e a segurança dos documentos.

2. Valores  em espécie

Qualquer valor em espécie, guardado em casa está sujeito à desvalorização, porque perde o poder de compra ao longo de alguns meses, devido à inflação. Isto vale para os cofrinhos também.  Por isso, os especialistas em finanças recomendam que o dinheiro seja investido. Para muitas pessoas, principalmente aquelas que pensam apenas em guardar seu dinheiro, sem grandes ambições, o mais recomendado são aplicações conservadoras, como a caderneta de poupança, títulos do governo de curto prazo e CDBs. 

3. Objetos pessoais de uso eventual

Barraca de camping, bicicletas e pranchas ocupam muito espaço em casa, mesmo quando são guardados na área de serviço ou no quarto. Quem gosta de praticar esportes, sabe muito bem que é preciso ter espaço para guardar seus equipamentos. No guarda móveis é possível guardar todos seus instrumentos de lazer com total segurança pelo tempo que precisar. Nesse caso, as soluções de guarda móveis do tipo self storage são uma alternativa pra lá de excelente e os valores são compensatórios.
  

4. Móveis e mercadorias

Para quem precisa mudar de cidade temporariamente, e não pretende manter o apartamento mobiliado e fechado para não correr riscos, um self storage, mais conhecido como guarda móveis pode ser a solução certa. Geralmente as pessoas que estão reformando suas casas ou mudaram para locais menores, não têm onde deixar os móveis. A vantagem, do sistema self storage é que o sistema não cobra taxas de condomínio, energia e segurança, somente o aluguel. Nesse caso, verifique se o ambiente é dedetizado contra pragas e roedores, se possui vigilância 24 horas e seguro contra incêndio.

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui …

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…