Pular para o conteúdo principal

Como guardar objetos de valor

Todo mundo tem objetos de valor guardados em casa, sejam relógios, celulares, notebooks, computadores, máquinas fotográficas, lembranças, escrituras, jóias de família, cheques em branco, livros e até dinheiro.

Para maior segurança, mesmo sendo guardados em casa, objetos como carteira, documentos, relógios ou anéis devem ser bem guardados em armário ou gavetas com chave. O importante é que estejam disponíveis para que se possa, acessar os objetos de forma rápida e fácil. 

Por mais minimalista que você seja, não tem como não ter objetos de valor e os motivos para não se desfazer deles podem ser, porque são herança, porque você não sabe onde guardar melhor, porque gosta de cuidar de perto de seus pertences ou porque ainda não decidiu o que fazer com eles. As maneiras de guardar seus objetos de valor podem estar em sua casa ou fora dela, em um cofre no banco, em aplicações no banco, nas nuvens (digital) ou em um self storage,  confira:


1. Documentos importantes 

Nem sempre a casa é o lugar mais seguro para a guarda de documentos. Uma prática para quem não possui muitos papéis é digitalizar tudo e ainda guardar uma cópia em um cofre ou na casa de outra pessoa. Há empresas que oferecem o serviço de guarda documentos pessoais, livros, trabalhos ou recordações. Empresas que têm muitos documentos como escritórios de contabilidade, advocacia, recursos humanos, ou empresas de engenharia e arquitetura que precisam guardar projetos, plantas e até mesmo maquetes utilizam esse serviço.  Entre as vantagens de sua utilização, estão a liberação de espaço interno em casa e a segurança dos documentos.

2. Valores  em espécie

Qualquer valor em espécie, guardado em casa está sujeito à desvalorização, porque perde o poder de compra ao longo de alguns meses, devido à inflação. Isto vale para os cofrinhos também.  Por isso, os especialistas em finanças recomendam que o dinheiro seja investido. Para muitas pessoas, principalmente aquelas que pensam apenas em guardar seu dinheiro, sem grandes ambições, o mais recomendado são aplicações conservadoras, como a caderneta de poupança, títulos do governo de curto prazo e CDBs. 

3. Objetos pessoais de uso eventual

Barraca de camping, bicicletas e pranchas ocupam muito espaço em casa, mesmo quando são guardados na área de serviço ou no quarto. Quem gosta de praticar esportes, sabe muito bem que é preciso ter espaço para guardar seus equipamentos. No guarda móveis é possível guardar todos seus instrumentos de lazer com total segurança pelo tempo que precisar. Nesse caso, as soluções de guarda móveis do tipo self storage são uma alternativa pra lá de excelente e os valores são compensatórios.
  

4. Móveis e mercadorias

Para quem precisa mudar de cidade temporariamente, e não pretende manter o apartamento mobiliado e fechado para não correr riscos, um self storage, mais conhecido como guarda móveis pode ser a solução certa. Geralmente as pessoas que estão reformando suas casas ou mudaram para locais menores, não têm onde deixar os móveis. A vantagem, do sistema self storage é que o sistema não cobra taxas de condomínio, energia e segurança, somente o aluguel. Nesse caso, verifique se o ambiente é dedetizado contra pragas e roedores, se possui vigilância 24 horas e seguro contra incêndio.

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de casa é um método de organização

O Planner Agenda de Casa funciona para quem mora sozinho, com a família, tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa. Elaborado a partir de um plano anual, traz todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais e semestrais. Além disso, tem muito espaço para seu planejamento. Tem também, uma sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda!

Afinal, quem não quer ter uma agenda com as atividades de casa pré-agendadas para cada dia da semana? Já imaginou você chegar a tarde e poder conferir o que foi feito hoje em sua casa? Avaliar se foi bem feito se ficou completo e, além disso, saber o que precisa ser feito amanhã? Tudo está na agenda, é só fazer ou orientar e cuidar do restante das coisas da vida, sem dor de cabeça com a casa. 
Em pouco tempo, com esta aliada você poderá colher frutos da organização diária, sem dia de faxina e sem correrias.



Veja mais detalhes no vídeo

Compre sua Agenda de …

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Como arrumar a casa

Arrumação é diferente de organização. Você só consegue arrumar a casa quando ela está organizada, ou seja, quando cada objeto possui seu lugar. Arrumar é simplesmente colocar cada coisa em seu lugar. Para ter uma casa bonita e confortável, é preciso arrumá-la todos os dias e vale até seguir uma rotina para que a casa esteja bem agradável. Se a casa não foi arrumada, logo se vê. As coisas ficam esparramadas, fora do lugar.

Estes são os itens básicos da arrumação: Cozinha: mesa limpa, pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas á vista, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos. Poucos enfeites para facilitar a vida.Sala: almofadas organizadas, tapete limpo, mesa com vaso e flores naturais de preferência, nada espalhado pelo chão e nada  acumulado sobre as superfícies.Banheiro: toalha limpa, bancada seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente e cotonetes, dispostos em seus respectivos lugares, cesto limpo e sem lixo. Sem tape…