Pular para o conteúdo principal

Maquiagem

Hoje vamos revisar os produtos de maquiagem. Prazos de validade, condições das embalagens, cor, cheiro, textura. Vamos deixar nosso estojo de maquiagem em ordem.

Pesquisas nessa área demonstram que muitas mulheres não observam a data de validade dos produtos que utilizam. "O perigo de usar maquiagem velha é que ela se torna um campo fértil para o crescimento de bactérias, o que pode causar problemas oculares", disse à Folha a coordenadora do estudo, a optometrista Susan Blakeney. Segundo ela, não foi surpreendente a descoberta de que quase metade das mulheres que mantêm maus hábitos nessa questão reclama de coceira, lacrimejamento ou vermelhidão nos olhos.

A dermatologista brasileira Dóris Hexsel explica que os produtos de maquiagem contêm conservantes e outros ingredientes que os mantêm estáveis por um determinado período, isto é, pelo prazo de validade descrito na embalagem. "A constante manipulação dos produtos, sobretudo aqueles que vêm nas apresentações líquidas ou cremosas, aumenta a possibilidade de contaminação, da ocorrência de alergias na pele e até mesmo de infecção por bactérias".

Muitas mulheres são vítimas de maus hábitos, como usar produtos vencidos e deixar que eles entrem nos olhos. "Nenhum 'pretinho' da maquiagem deve entrar no olho. Quando isso ocorre, pode alterar o pH da lágrima, que tem função de defesa. A longo prazo, pode ocorrer uma mudança na flora da superfície ocular, o que nos deixa mais vulneráveis a infecções", explica. Recomenda que usuárias de lente de contato tomem cuidado redobrado. "Se algum produto entra na lágrima, pode ficar depositado na lente, que o retém e provoca uma liberação lenta das partículas", justifica.

Cuidados em três passos:

1. Nunca use maquiagem vencida mesmo que esteja dentro da validade. Descarte se houver qualquer mudança nas suas características (consistência, cor, cheiro etc).
2. Não deixe os produtos destampados nem expostos à umidade ou ao calor excessivo. As embalagens devem se manter intactas, sem quebras ou lascas.
3. Não divida a maquiagem com outras pessoas.
 



Pincéis
Os pincéis podem ser lavados a cada 15 dias com um shampoo neutro para remover resíduos difíceis de sair. Aplique um condicionador para deixá-los macios e deixe secar naturalmente.


Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…