5 de março de 2015

Maquiagem

Hoje vamos revisar os produtos de maquiagem. Prazos de validade, condições das embalagens, cor, cheiro, textura. Vamos deixar nosso estojo de maquiagem em ordem.

Pesquisas nessa área demonstram que muitas mulheres não observam a data de validade dos produtos que utilizam. "O perigo de usar maquiagem velha é que ela se torna um campo fértil para o crescimento de bactérias, o que pode causar problemas oculares", disse à Folha a coordenadora do estudo, a optometrista Susan Blakeney. Segundo ela, não foi surpreendente a descoberta de que quase metade das mulheres que mantêm maus hábitos nessa questão reclama de coceira, lacrimejamento ou vermelhidão nos olhos.

A dermatologista brasileira Dóris Hexsel explica que os produtos de maquiagem contêm conservantes e outros ingredientes que os mantêm estáveis por um determinado período, isto é, pelo prazo de validade descrito na embalagem. "A constante manipulação dos produtos, sobretudo aqueles que vêm nas apresentações líquidas ou cremosas, aumenta a possibilidade de contaminação, da ocorrência de alergias na pele e até mesmo de infecção por bactérias".

Muitas mulheres são vítimas de maus hábitos, como usar produtos vencidos e deixar que eles entrem nos olhos. "Nenhum 'pretinho' da maquiagem deve entrar no olho. Quando isso ocorre, pode alterar o pH da lágrima, que tem função de defesa. A longo prazo, pode ocorrer uma mudança na flora da superfície ocular, o que nos deixa mais vulneráveis a infecções", explica. Recomenda que usuárias de lente de contato tomem cuidado redobrado. "Se algum produto entra na lágrima, pode ficar depositado na lente, que o retém e provoca uma liberação lenta das partículas", justifica.

Cuidados em três passos:

1. Nunca use maquiagem vencida mesmo que esteja dentro da validade. Descarte se houver qualquer mudança nas suas características (consistência, cor, cheiro etc).
2. Não deixe os produtos destampados nem expostos à umidade ou ao calor excessivo. As embalagens devem se manter intactas, sem quebras ou lascas.
3. Não divida a maquiagem com outras pessoas.
 



Pincéis
Os pincéis podem ser lavados a cada 15 dias com um shampoo neutro para remover resíduos difíceis de sair. Aplique um condicionador para deixá-los macios e deixe secar naturalmente.


2 comentários:

  1. Isso é essencial para a saúde da pele, principalmente dos olhos. Estou sempre atenta por aqui, apesar de ter dó de jogar fora uma maquiagem vencida que, muitas vezes está cheia ainda, penso na saúde e tchau tchau pro lixo. Melhor gastar dinheiro comprando uma nova do que na farmácia com medicamentos depois.
    Amei esse organizador!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela informação!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo