31 de março de 2015

Sai a empregada doméstica, entra a divisão de tarefas

As mudanças do perfil socioeconômico das trabalhadoras domésticas no Brasil exigiram uma readaptação das famílias na divisão do trabalho doméstico e no papel do Estado em relação a organização social e oferta de serviços públicos.

Muitas famílias, já enfrentam a nova realidade assumindo a responsabilidade das tarefas domésticas, mas é preciso começar cedo.


A nova divisão doméstica do trabalho já começa a aparecer nas estatísticas da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Cerca de  90% das mulheres realizam tarefas domésticas contra 50% dos homens. Enquanto elas dedicam 20 horas semanais nessas atividades, eles gastam a metade, mas este já é um dado positivo para um país sem tradição masculina de trabalhos domésticos.

Nos EUA, homem que limpa casa e lava roupa também é um assunto relativamente novo e os fabricantes de produtos de limpeza doméstica estão observando com atenção a mudança comportamental ao longo do tempo, com mais homens lavando pratos, esfregando o chão e lavando roupas.

No entanto, muitas mulheres acham difícil parar de administrar tudo nos mínimos detalhes e deixar grande parte das tarefas sob a responsabilidade deles. O que você acha, os resultados tem sido satisfatórios?

Créditos da foto

5 comentários:

  1. Oi Ro,
    Estava com saudades de passar por aqui!
    Será que com a nossa cultura, ainda machista, vai funcionar?
    Meu marido, mesmo tendo sido criado só pela mãe, quando eu fiquei sem ninguém para ajudar, ele quase não colaborava.
    Esses tempos eu ouvi uma colega dizendo, na minha casa, eu também trabalho fora, ele também trabalha dentro!
    Estamos caminhando para a divisão de tarefas, mas acho que esse caminho vai ser lento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito boas suas dicas, você sempre ensina muito aqui no seu blog!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Olá menina,
    Eu graças a Deus tenho um marido que ajuda e muito, alias até o meu primeiro marido também sempre ajudou, só quando o casamento estava no fim que ele parou de colaborar.
    Ensinei o meu filho a fazer de tudo, mesmo poque sempre trabalhei, e não tinha tempo pra cuidar de tudo, quando cresceu um pouco, abrimos mão da babá/empregada, e ele começou a me ajudar e muito também.
    Eu acho que é por aí, nós que somos mães de meninos, temos que ensiná-los a ajudar em casa sempre, aí já crescem sabendo que precisam colaborar.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijus
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. È ISSO AI, DIVIDIR AS TAREFAS DA CASA É O MELHOR, POIS TODOS SAEM GANHANDO

    BJKS
    AMEI SEU BLOG. TÔ SEGUINDO..
    WWW.OVELHACORDEROSA.COM.BR

    ResponderExcluir
  5. Oi boa tarde a quase dois anos dispensamos nossa empregada doméstica somos quatro eu meu marido um filho e um cunhado trabalho em casa no ateliê. E no almoço temos mais dois funcionários que almoçam com a gente.
    No começo ficou difícil mas meu marido ficou com a cozinha pois pega no trabalho a 1.50 da tarde e eu estou em clientes de manha, final de semana lavo roupas e damos um jeito na casa e 1 vez por mês temos uma faxineira beijos Eliane Lima

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo