29 de fevereiro de 2016

10 dicas para vencer o desânimo

Você já se viu sem ânimo para começar ou sem vontade até mesmo para  sair do lugar? Se você precisa limpar um armário, por exemplo, mas não tem coragem, porque fica pensando que vai gastar muito tempo, vai ter muito trabalho ou vai ficar muito cansada, algo está errado. Por outro lado, sabe que ter um armário limpo é muito bom, agradável e mais fácil de encontrar suas coisas, mas nada disso provoca algum estímulo para limpar seu armário, ou fazer outra coisa. 

Se o resultado é positivo, porque então, ficamos desanimadas diante de algumas atividades? Porque para vencer o desânimo é preciso focar  no resultado e não no  processo. A dica é olhar para o resultado do trabalho. Pense que sua vida será facilitada ao encontrar cada objeto rapidamente no armário limpo e organizado. Não foque no processo pensando no tempo que vai gastar para limpar o armário e como dará trabalho para procurar panos de limpeza ou pegar o produto mais adequado. Os exercícios a seguir  vão ajudar você a adquirir força interior para vencer estes e outros obstáculos da vida.


Sugestões de exercícios para focar nos resultados

  1. Faça uma lista com todas as coisas que gostaria de realizar. Não se preocupe com o número de itens.
  2. Faça alguma coisa dessa lista todos os dias, para aproximar você de realizar seus objetivos e cumprir suas metas.
  3. Quando chegar em casa cansada do trabalho e sentar-se a frente da televisão sem ânimo para tomar banho, não obedeça à vontade de se sentar, tome um banho relaxante.
  4. Quando reconhecer que o seu corpo necessita de algum exercício físico mas está sem ânimo, levante-se e vá caminhar, correr ou fazer algum exercício físico. 
  5. Se você quer diminuir o açúcar mas gosta do café com açúcar, proponha-se durante uma semana inteira reduzir o açúcar para metade. Você gosta de beber três cafés ou mais por dia? Durante duas semanas reduza pela metade, vale o esforço porque você quer.
  6. Se você tiver impulso para dizer algo que não é importante ou que vai magoar alguém. Decidia não dizê-lo.
  7. Geralmente, temos tendência para ler notícias sensacionalistas. Não leia algumas dessas coisas sem importância durante uma ou duas semanas, mesmo que você sinta vontade.
  8. Quando tiver desejo de comer algo não muito saudável. Recuse-se e decida não ceder ao desejo.
  9. Quando pensar em coisas sem importância, desnecessárias, negativas, tente não dar atenção a esses pensamentos reconhecendo que são inúteis.
  10. Supere a preguiça. Convença-se da importância do que deve ser feito. Quando você decide fazer as coisas, apesar da preguiça, da relutância ou da resistência interna, você fica mais forte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo