8 de abril de 2015

Como fazer a manutenção dos edredons e cobertores

Estamos no outono e o friozinho começa a chegar de mansinho... Hora de lavar cobertores, edredons e roupas de inverno, revisar os armários e reorganizar os ambientes.

Ainda dá tempo de lavar em casa ou levar na lavanderia os cobertores e edredons antes que as temperaturas fiquem bem baixas. O ideal é lavar a cada seis meses, no início da primavera e do outono.

A lavagem pode ser feita em casa, se a máquina de lavar roupas suportar o peso das peças. Geralmente os de tamanho king ou queen não cabem nos eletrodomésticos caseiros por serem mais volumosos.  Lave em dias quentes e seque preferencialmente ao sol. Em apartamentos, onde normalmente a incidência de luz e calor solares não é intensa e constante, o edredom ou cobertor podem levar de dois a três dias para ficarem enxutos. Antes de retirar do varal, certifique-se de que a peça esteja completamente seca, porque microrganismos podem se propagar devido à umidade.

Se a peça ficou guardada no armário por meses sem nenhuma proteção, o recomendável é lavá-la antes de usar, porque pode haver acúmulo de poeira. Caso o edredom ou cobertor tenha sido guardado em um saco sem nenhuma ventilação, o ideal é higienizá-lo também.

O sol é o nosso grande aliado nas horas da arrumação, pois ele combate a proliferação de fungos e bactérias que podem se acumular durante o tempo em que as peças ficam guardadas.Aproveite que os raios ainda brilham no céu para preparar as suas roupas de cama para o inverno.


Aproveite, retire tudo desse compartimento do armário, limpe com pano seco e deixe arejar antes de guardar seus edredons e cobertores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo