Pular para o conteúdo principal

O que todo mundo deveria saber sobre TOC

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo é identificado geralmente, como mania de lavar as mãos 20 vezes por dia, não dormir enquanto não verificar algumas vezes, se a porta está trancada,  não conseguir se controlar e alinhar os quadros até da casa dos outros ou colecionar objetos inúteis como jornais velhos ao ponto de impedir a livre circulação pela casa.

Também se refere a pensamentos fixos como por exemplo estar contaminado por bactérias, pensamento fixo de que alguém que você gosta pode morrer, dúvidas esmagadoras quanto a questões difíceis de responder como “para onde vamos quando morremos?” ou, “estão pensando mal de mim”, entre outras.

Essas manias tem um nome técnico, em psicologia chama-se TOC -Transtorno Obsessivo Compulsivo.




O teste abaixo dá uma ideia mais clara do que uma pessoa com TOC faz. A psicologa Marisa propõe  uma auto-avaliação.
  1. Preocupo-me demais com germes, contaminações sujeira, pó ou doenças.
  2. Lavo as mãos a todo momento e de forma exagerada.
  3. Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho.
  4. Troco as roupas demasiadamente pois sempre tenho a sensação de que elas estão sujas.
  5. Não toco em certos objetos, corrimão, trinco de porta ou dinheiro, sem lavar as mãos depois.
  6. Evito certos lugares, banheiros públicos, hospitais, cemitérios, por considerá-los pouco limpo ou achar que posso contrair doenças.
  7. Não sento na cama ou sofá com roupas que usei na rua.Verifico portas, alarmes, janelas, gás, geladeira e fogão de forma repetida ou excessiva.
  8. Minha mente é invadida por pensamentos ruins, impulsos, imagens ou palavras que não desejo, ou considero impróprias e me provocam aflição. Tento afastá-los mas nem sempre consigo.
  9. Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta para ter certeza de que não vou errar.
  10. Dedico tempo demasiado à preocupação com simetria das coisas. Os objetos devem estar alinhados, organizados ou perfeitos e fico aflito quando estão fora do lugar ou com falhas.
  11. Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido, tocar, contar, repetir números, palavras, frases, com medo de que algo ruim aconteça.
  12. Sou supersticioso com certos números, cores, lugares ou datas.
  13. Guardo coisas inúteis, jornais velhos, caixas vazias, rótulos, embalagens e me preocupo demais em armazenar, colecionar ou poupar.
Para que fique caracterizada a presença de TOC os sintomas devem causar desconforto ou interferir de forma significativa em sua rotina, desempenho profissional ou nas relações sociais. 

Crédito da foto

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui …

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…