Pular para o conteúdo principal

50 formas de usar bicarbonato de sódio

Sou fã inveterada de bicarbonato de sódio e minha lista de usos cresce a cada dia. O bicarbonato de sódio é uma ótima opção para absorver odores e para a limpeza. Substitui em muitos casos, a água sanitária e o detergente e representa a cada substituição, menos cloro e formaldeído e menor gasto com produtos de limpeza. 

Origem, composição química e onde pode ser usado 
O bicarbonato de sódio é constituído por carbonato Ácido de Sódio ou Carbonato de Hidrogênio e Sódio, com a fórmula NaHCO3. É um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino.
Quando o bicarbonato de sódio é misturado com um ácido, liberta dióxido de carbono e água. Ele reage com bases como o hidróxido de sódio para formar carbonatos.
O bicarbonato de sódio é um grande auxiliar na limpeza de banheiros, pias e vasos de louça. Como ele é levemente abrasivo, ajuda a polir sem riscar muitas superfícies. Experimente polvilhar bicarbonato num pano umedecido com água e esfregar os espelhos de interruptores e as portas dos armários da cozinha, fogão, microondas e geladeira. Use em substituição ao limpador multiuso e em combinação com o vinagre como desinfetante e limpador mais potente e como removedor de manchas. 
Experimente deixar suas roupas de molho na mistura de bicarbonato de sódio e água. Funciona bem para roupas brancas também. O bicarbonato pode ser usado para limpar o colarinho das camisas, espalhando sobre o tecido molhado e esfregando de leve.
A combinação de bicarbonato de sódio e vinagre é ótima para uso imediato. A reação do bicarbonato em contato com o vinagre causa efervescência, mas depois de algum tempo a mistura não funciona perde sua eficácia. Confira minhas dicas testadas:


  1. Lavar tanque de cerâmica
  2. Retirar mofo de rejunte do azulejo
  3. Polir peças de inox
  4. Limpar cadeiras de couro ecológico branco
  5. Limpar os calçados por dentro
  6. Polvilhar no tênis para retirar mau odor
  7. Limpar o fogão de inox
  8. Lavar dentro de garrafas e mamadeiras
  9. Limpar parte externa dos eletrodomésticos
  10. Limpar a base do ferro de passar
  11. Limpar fios e cabos
  12. Misturado ao vinagre para tirar crostas de gordura do fogão
  13. Limpar o forno
  14. Lavar formas engorduradas e com crostas
  15. Lavar frigideira
  16. Retirar cheiro da geladeira
  17. Lavar grelhas e espetos de churrasco
  18. Retirar odores antigos do guarda-roupa
  19. Limpar joias
  20. Polvilhar latas de lixo
  21. Limpar malas
  22. Lavar a máquina de lavar louça
  23. Retirar odores do microondas
  24. Tirar manchas internas da panela de pressão
  25. Lavar e polir panelas de inox
  26. Limpar paredes brancas
  27. Odores de potes de mantimentos
  28. Eliminar odores do ralo
  29. Limpar tapetes
  30. Retirar manchas do vaso sanitário
  31. Passar na pele em picada de insetos
  32. Na pele para aliviar coceiras da catapora
  33. Na boca para aliviar aftas
  34. Na escova de dente para escovar os dentes (eventualmente)
  35. Usar como desodorante
  36. Usar como fermento na massa de pizza
  37. Como anti-ácido para o estomago, (eventualmente)
  38. Como amaciante de roupas
  39. Limpar armários de cozinha
  40. Lavar e polir torneiras
  41. Limpar estofados e tapetes a seco
  42. Lavar tomates
  43. Lavar maçãs
  44. Lavar legumes
  45. Clarear roupas brancas
  46. Limpar tênis branco
  47. Limpar cinto branco
  48. Retirar odor de gavetas
  49. Polvilhar o interior do carro, antes de passar o aspirador de pó
  50. Limpar e desodorizar equipamentos esportivos
Créditos da foto




Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Roupas de ficar em casa

Tenho o hábito de me arrumar pra ficar em casa. Gosto de me arrumar logo cedo, antes de sair do quarto, passo um creme com protetor solar e um pouco de base, um batom tom de boca e um lápis de sobrancelha. Uso roupas de ficar em casa.

A primeira parte do meu dia é cuidar do café da manhã de casa, guardar tudo que está fora de lugar e arrumar a casa. Depois  de olhar agenda. Almoçamos juntos em casa. 
Aí, me arrumo para resolver as atividades fora com um look mais arrumado. 

Quais é a roupa mais adequada para ficar em casa?

Roupa de ficar em casa é roupa feita de tecido gostoso e confortável, que não aperta, que fica soltinho, que permite movimentos, que deixa a gente bem quentinha (no frio) ou mais a vontade no maior calor. Pode ser calça de moletom ou de plush, camiseta, vestidinho de viscose, de malha ou de algodão. Também pode ser casaco ou shortinho jeans, pode ser cáftan, pode ser de sapatilha, tênis ou melissa… 

A roupa de casa deve permitir além do conforto, deixar a gente preparada…

Presentei com Agenda de Casa

Você nem precisa mais se preocupar com a limpeza e organização da casa!O Planner Agenda de Casa possui um plano anual com todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais, semestrais e anuais e muito espaço para seu planejamento!
Funciona para quem mora sozinho, com a família,  como também para quem tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa, elaboradas a partir de um plano anual. 
O Planner Agenda de Casa tem muito espaço para seu planejamento. Além de sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda! Nos calendários mensais, você tem espaço para fazer seu planejamento mensal e priorizar diariamente o que não pode ser adiado. Também há espaço diário para anotações e gratidão. Enfim, são 400 páginas com espaços para personalizar suas metas e tarefas. Como o planner não tem datas definidas, você pode começar a usá-lo a qualquer hora! Prepare-se para se organizar com muito estilo! Em pouco…

Etiquetas lindas para imprimir

Hoje, depois de fazer minhas atividades agendadas, vou imprimir etiquetas para fazer uma arte.  Não será exatamente esta, mas é muito parecida.

É só escolher e imprimir as etiquetas.
Você pode imprimir em papel couché, furar e amarrar uma fita para uma lembrancinha.
Pode também colar em vidros, caixas ou onde quiser.

Inspirou?
O que você gostaria de etiquetar?
Escolha a sua aqui:  http://blog.worldlabel.com