Pular para o conteúdo principal

50 formas de usar bicarbonato de sódio

Sou fã inveterada de bicarbonato de sódio e minha lista de usos cresce a cada dia. O bicarbonato de sódio é uma ótima opção para absorver odores e para a limpeza. Substitui em muitos casos, a água sanitária e o detergente e representa a cada substituição, menos cloro e formaldeído e menor gasto com produtos de limpeza. 

Origem, composição química e onde pode ser usado 
O bicarbonato de sódio é constituído por carbonato Ácido de Sódio ou Carbonato de Hidrogênio e Sódio, com a fórmula NaHCO3. É um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino.
Quando o bicarbonato de sódio é misturado com um ácido, liberta dióxido de carbono e água. Ele reage com bases como o hidróxido de sódio para formar carbonatos.
O bicarbonato de sódio é um grande auxiliar na limpeza de banheiros, pias e vasos de louça. Como ele é levemente abrasivo, ajuda a polir sem riscar muitas superfícies. Experimente polvilhar bicarbonato num pano umedecido com água e esfregar os espelhos de interruptores e as portas dos armários da cozinha, fogão, microondas e geladeira. Use em substituição ao limpador multiuso e em combinação com o vinagre como desinfetante e limpador mais potente e como removedor de manchas. 
Experimente deixar suas roupas de molho na mistura de bicarbonato de sódio e água. Funciona bem para roupas brancas também. O bicarbonato pode ser usado para limpar o colarinho das camisas, espalhando sobre o tecido molhado e esfregando de leve.
A combinação de bicarbonato de sódio e vinagre é ótima para uso imediato. A reação do bicarbonato em contato com o vinagre causa efervescência, mas depois de algum tempo a mistura não funciona perde sua eficácia. Confira minhas dicas testadas:


  1. Lavar tanque de cerâmica
  2. Retirar mofo de rejunte do azulejo
  3. Polir peças de inox
  4. Limpar cadeiras de couro ecológico branco
  5. Limpar os calçados por dentro
  6. Polvilhar no tênis para retirar mau odor
  7. Limpar o fogão de inox
  8. Lavar dentro de garrafas e mamadeiras
  9. Limpar parte externa dos eletrodomésticos
  10. Limpar a base do ferro de passar
  11. Limpar fios e cabos
  12. Misturado ao vinagre para tirar crostas de gordura do fogão
  13. Limpar o forno
  14. Lavar formas engorduradas e com crostas
  15. Lavar frigideira
  16. Retirar cheiro da geladeira
  17. Lavar grelhas e espetos de churrasco
  18. Retirar odores antigos do guarda-roupa
  19. Limpar joias
  20. Polvilhar latas de lixo
  21. Limpar malas
  22. Lavar a máquina de lavar louça
  23. Retirar odores do microondas
  24. Tirar manchas internas da panela de pressão
  25. Lavar e polir panelas de inox
  26. Limpar paredes brancas
  27. Odores de potes de mantimentos
  28. Eliminar odores do ralo
  29. Limpar tapetes
  30. Retirar manchas do vaso sanitário
  31. Passar na pele em picada de insetos
  32. Na pele para aliviar coceiras da catapora
  33. Na boca para aliviar aftas
  34. Na escova de dente para escovar os dentes (eventualmente)
  35. Usar como desodorante
  36. Usar como fermento na massa de pizza
  37. Como anti-ácido para o estomago, (eventualmente)
  38. Como amaciante de roupas
  39. Limpar armários de cozinha
  40. Lavar e polir torneiras
  41. Limpar estofados e tapetes a seco
  42. Lavar tomates
  43. Lavar maçãs
  44. Lavar legumes
  45. Clarear roupas brancas
  46. Limpar tênis branco
  47. Limpar cinto branco
  48. Retirar odor de gavetas
  49. Polvilhar o interior do carro, antes de passar o aspirador de pó
  50. Limpar e desodorizar equipamentos esportivos
Créditos da foto




Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui …

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…