27 de junho de 2015

5 dicas para escolher seu novo apartamento

Pensando em comprar um novo apartamento? As ofertas estão aumentando e a hora de comprar parece estar chegando. É bom ficar atenta. A escolha de um novo apartamento é uma tarefa muito gratificante. Nessa etapa, já é possível ter uma ideia de como será a vida no local, qual tipo de decoração será implementada e como será receber visitas na nova moradia. Como a tarefa de procurar um imóvel envolve uma série de variáveis, trouxemos cinco dicas importantes que vão ajudar você na escolha. Confira!


Localização
O primeiro passo para quem está em busca de um apartamento é a escolha da região. Vale considerar os locais em que você e as outras pessoas que irão morar no imóvel trabalham ou estudam, afinal, a localização da sua nova moradia deve, de preferência, facilitar o  acesso aos lugares diários e facilitar a vida de todo mundo.
Não esqueça de verificar se a região pretendida tem a infraestrutura que você deseja (supermercado, comércio, escolas, agências bancárias e outros serviços essenciais) e se ela não é muito barulhenta ou tem trânsito excessivo.

Tamanho
Uma dica para escolher o tamanho ideal do novo imóvel é pensar na sua casa atual e analisar o que você mudaria nela. Avalie qual cômodo você aumentaria, qual diminuiria, se tiraria ou adicionaria alguma dependência. A partir dessa observação, pense em qual é o tamanho perfeito para o seu novo apartamento.

Construtora
Se você está comprando um apartamento em um prédio que ainda está em construção ou vai adquirir um imóvel em um condomínio recém-lançado, procure obter informações precisas sobre a construtora que é a responsável pelo empreendimento.
Visite o site da empresa, busque referências em órgãos de defesa do consumidor e faça investigações no Tribunal de Justiça do Estado a fim de descobrir possíveis reclamações e saber se a empresa tem agido com ética.
Exija o acesso ao memorial descritivo, que informa todo o material que será usado no empreendimento. Nesse relatório é possível saber o tipo de piso, a tubulação e o vidro temperado que serão utilizados, entre outras especificações.

Condomínio
É fundamental verificar a quantidade de apartamentos no prédio, afinal, quanto maior o número de residências, menor será o custo do condomínio. Analise também os itens de lazer que realmente usaria e leve em consideração os ofertados. Hoje, você consegue facilmente abrir mão de gastos extras com clube, por exemplo, se tiver os mesmos recursos no prédio onde mora.

Garagem
Quando for escolher seu novo imóvel, consulte na matrícula do imóvel quantas vagas você terá direito e se elas são autônomas ou coletivas, ou seja, se as vagas não mudam com o tempo ou se há um sorteio para distribuí-las. Saiba que, hoje, alguns bancos não financiam imóveis com, no mínimo, uma vaga de garagem por apartamento.

2 comentários:

  1. Não é uma tarefa fácil a escolha de um imóvel, mas um coisa garanto é bom não comprar no impulso. Ter bastante calma e analisar o que mais se encaixa com suas necessidades pode der um aliado à escolha. Amei este post, bjos
    http://casadaaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente não é fácil escolher um imóvel. Gostei muito do post. Um ítem que não havia pensado é a garagem. já morei em prédio que nem tinha, mas, na época era aluguel. Penso nos donos os apartamentos.... Um super beijo pra você. Ah! Como está seu cofrinho progressivo?


    www.juizonacachola.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo