26 de junho de 2015

7 dicas para lavagem de roupas brancas e delicadas

Eletrodomésticos ajudam,  mas não fazem milagres. As técnicas são essenciais e a sabedoria popular ainda funciona muito bem. Se você fizer uma pesquisa na internet vai encontrar muitas sugestões interessantes. Algumas são até boas, outras são cópias feitas por quem nunca testou e nem sabe se funciona mesmo.
As sugestões que coloco no blog Agenda de Casa, pode até não dar certo pra você porque os gostos, marcas, tempo e disposição para aplicação e outras condições são diferentes, mas, foram testadas aqui e quase todas as sugestões eu ainda uso eventualmente, na minha casa. Confira:




Para lavar peças pequenas de rendas delicadas, coloque-as num pote plástico de boca larga com água morna e sabão neutro. Agite por algum tempo, escorra e enxague bem.
Depois de lavar suas blusas de lã à mão, enxague em água fria com um fundo de copo de vinagre branco para remover os resíduos de sabão.
Para consertar um fio puxado, enfie uma agulha de crochê do avesso para o direito. Puxe o fio com o gancho da agulha para o avesso. Se o fio for suficientemente comprido, dê um nó para que não volte a 
passar outra vez para o direito.
Se a roupa de lã encolheu, ponha de molho em água morna com um pouco de xampu para cabelo, de boa qualidade. Esta solução poderá amaciar as fibras de lã o suficiente para permitir esticar a peça, até atingir o seu tamanho original. Vale uma experiência para ver o resultado.
Remova pequenas bolinhas que se formam no tecido ou na lã dos casacos, passando uma lâmina de barbear com muito cuidado sobre a superfície. Não estraga o tecido.
Esfregue os panos de pratos com sabão de coco em barra e deixe algumas horas sempre umedecendo com água quente. Se puder deixe no sol quarando antes de colocar na máquina para lavar normalmente. Ou deixe no tanque de um dia para o outro. Ficarão branquinhos.
Lave as roupas novas antes do primeiro uso. Isso é válido para roupas íntimas e todas as demais que ficarão em contato direto com a pele como camisas, camisetas, calças e vestidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo