Pular para o conteúdo principal

Leituras sugeridas pelo blog Agenda de Casa

Livro lido e resenhado em Junho


Como você já sabe, sábado é meu dia de colocar a leitura em ordem e registrar neste post, as leituras sugeridas pelo blog. O 19º livro é, basicamente, um manual que ensina como viver com mais tranquilidade. Gosto da máxima do autor: Nossa vida é cheia de batalhas inúteis porque nossa mente está cheia de pensamentos inúteis. A vida não precisa ser tão complicada quanto insistimos em torná-la. A simples decisão de não se agarrar aos problemas pode melhorar muito. É isso o que Hugh Prather nos mostra, com humor e clareza, neste livro. Ele escreve sobre as dificuldades do dia-a-dia e nos dá ferramentas para contorná-las, mudando o que há de mais importante na vida: nossa atitude mental e a forma de reagir aos inevitáveis contratempos. Seus ensinamentos são baseados em histórias reais que nos deixam com a sensação de já ter passado por aquela situação ou testemunhado algo parecido. Você aprenderá soluções práticas para dar um basta às preocupações e ao medo, e se libertar de tudo aquilo que impede sua felicidade.



Livro lido e resenhado em Maio


O 18º livro sugerido este ano de 2015 foi o livro A Assinatura de Todas as Coisas, minha leitura do mês de maio. Um livro delicioso de ler, foram 520 páginas de passeios pela botânica, pelo mundo natural verdadeiro com sucessos amores e descobertas em uma personagem chamada Alma. A partir de uma pesquisa minuciosa, e com uma escrita fluente e cativante, Elizabeth Gilbert desfila personagens inesquecíveis como missionários, abolicionistas, aventureiros gênios e loucos, sonhadores e excêntricos, que fazem a historia do mundo da época. Ao transportar o leitor para outras culturas, ela leva a descobrir os segredos dos confins desse mundo inexplorado.



Livro lido e resenhado em Abril


O primeiro livro do mês de Abril  foi o "Esquadrão da Moda". Um guia que ensina a valorizar o próprio tipo físico e desenvolver um estilo pessoal. Trinny e Susannah não falam sobre moda, mas sobre estilo pessoal, ou seja, como se vestir de acordo com a própria forma do corpo e a personalidade. Mostram que para ser elegante é preciso ter consciência do próprio corpo, vestindo-se com peças que valorizem os aspectos positivos e usando disfarces inteligentes que escondam os defeitos. De forma inteligente, por meio de fotos comparativas e textos objetivos, as consultoras analisam as principais características do corpo feminino que fazem diferença e devem receber atenção especial na hora de se vestir e compor um visual elegante




Março encerrou com a indicação de 5 livros que contribuíram para o enriquecimento do blog. 

Alguns posts resultantes das leituras indicadas ainda não subiram porque estou aprimorando o conteúdo. Do livro ao post há um longo caminho a ser percorrido porque há uma reflexão, uma sistematização e uma síntese do tema antes de ser postado.  E essa trajetória, as vezes, é um pouco demorada.


Os livros são sugestões de leitura para quem quer conhecer uma bibliografia alternativa, já que poucos são bem conhecidos e citados. São leituras que contribuem significativamente para o blog Agenda de Casa.


Livros lidos e resenhados em Março




Livros lidos e resenhados em Fevereiro


Livros lidos e resenhados em Janeiro

Alguns livros lidos em momentos anteriores, foram relidos este ano de 2015 para inspirar a criação de novos artigos. As novas aquisições vão aparecer mais pra frente e até o fim do ano esta lista será ampliada e republicada de tempos em tempos, sempre que for atualizada. Ela é também uma bibliografia de referência do blog Agenda de Casa.

A medida que leio um livro e registro algumas ideias, passo o livro adiante. Faço revisões periódicas em minha biblioteca e conservo apenas aqueles livros que pretendo reler ou consultar, eventualmente.

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de casa é um método de organização

O Planner Agenda de Casa funciona para quem mora sozinho, com a família, tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa. Elaborado a partir de um plano anual, traz todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais e semestrais. Além disso, tem muito espaço para seu planejamento. Tem também, uma sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda!

Afinal, quem não quer ter uma agenda com as atividades de casa pré-agendadas para cada dia da semana? Já imaginou você chegar a tarde e poder conferir o que foi feito hoje em sua casa? Avaliar se foi bem feito se ficou completo e, além disso, saber o que precisa ser feito amanhã? Tudo está na agenda, é só fazer ou orientar e cuidar do restante das coisas da vida, sem dor de cabeça com a casa. 
Em pouco tempo, com esta aliada você poderá colher frutos da organização diária, sem dia de faxina e sem correrias.



Veja mais detalhes no vídeo

Compre sua Agenda de …

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Como arrumar a casa

Arrumação é diferente de organização. Você só consegue arrumar a casa quando ela está organizada, ou seja, quando cada objeto possui seu lugar. Arrumar é simplesmente colocar cada coisa em seu lugar. Para ter uma casa bonita e confortável, é preciso arrumá-la todos os dias e vale até seguir uma rotina para que a casa esteja bem agradável. Se a casa não foi arrumada, logo se vê. As coisas ficam esparramadas, fora do lugar.

Estes são os itens básicos da arrumação: Cozinha: mesa limpa, pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas á vista, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos. Poucos enfeites para facilitar a vida.Sala: almofadas organizadas, tapete limpo, mesa com vaso e flores naturais de preferência, nada espalhado pelo chão e nada  acumulado sobre as superfícies.Banheiro: toalha limpa, bancada seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente e cotonetes, dispostos em seus respectivos lugares, cesto limpo e sem lixo. Sem tape…