Pular para o conteúdo principal

7 dicas de ouro para escolher um bom arquiteto

Se você está querendo reformar a sua casa e está em dúvida se contrata ou não um arquiteto, a primeira dica é: contrate! Seguir os conselhos de um profissional é muito importante para ter mais segurança e realizar um trabalho de qualidade. 



Para ajudá-la nessa etapa importante e fundamental da obra, selecionamos abaixo 7 dicas de ouro para escolher um bom arquiteto. Confira:

Proposta de serviço é indispensável

É imprescindível que o arquiteto apresente uma proposta de serviço, um documento que esclareça como o projeto será feito, o valor e a data limite de entrega para cada etapa. Também deve apresentar a quantidade de visitas que serão realizadas durante a execução da obra e como elas serão feitas. Se a parte contratante aceitar a proposta de serviço, é preciso exigir um contrato e o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Escolha um só profissional

Para evitar complicações e desentendimentos ao longo da obra, o ideal é contratar um único profissional para fazer tanto o projeto quanto o acompanhamento. Se, por um acaso, forem contratados dois profissionais, é importante que o autor do projeto visite periodicamente a obra.

Procure indicações e escritórios de arquitetura

Se você não conhece um arquiteto, busque indicações com amigos, familiares e conhecidos. Se, ainda assim, você não encontrar, recorra a sites como este aqui,  que reúnem excelentes escritórios de arquitetura em um só lugar.

Conheça o trabalho do arquiteto

Após escolher o arquiteto que irá conduzir a obra, visite uma construção projetada e gerenciada por ele. Apesar de ser possível ver fotos na internet, é muito importante conhecer o trabalho de perto para ter certeza na hora de contratá-lo.

Contrato de gestão da execução

Além de fazer uma visita de tempos em tempos à obra, é fundamental que, quando forem contratados dois especialistas diferentes, seja feito um contrato de gestão da execução para assegurar que o projeto saia exatamente da forma como foi idealizado por você e pelo profissional que fez o planejamento. No contrato devem constar as garantias, o que será feito, os prazos - em quanto tempo a obra será finalizada, os custos envolvidos, a relação de profissionais que irão trabalhar na obra, uma lista dos materiais necessários, quando serão comprados e os seguros.

Arquiteto bom é aquele que leva a opinião do cliente em consideração

Para que a obra fique adequada ao gosto do cliente, é fundamental que o profissional leve em consideração a opinião da pessoa que solicitou o serviço. Para entregar o melhor resultado possível, o arquiteto deve ouvir atentamente as necessidades e expectativas do contratante.

Valor cobrado

Os valores cobrados por cada arquiteto variam bastante. No entanto, uma coisa é comum para todos: o profissional deve ser recompensado pelo seu serviço, não pela contratação de terceiros ou compra de materiais. Antes de assinar o contrato e dar início à obra, avalie se os preços praticados estão de acordo com a Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (veja aqui).

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui …

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…