30 de agosto de 2015

Semana FlyLady no ambiente de trabalho

Sempre chamei o ambiente de trabalho da Agenda de Casa de Home Office, embora em casa chamamos de sala de estudos. Algumas pessoas chamam de biblioteca, outros de sala de costura, de pintura, de atelier, outros, de canto de trabalho, de leitura, canto do crochê, canto de arte. Não importa o nome que seu ambiente de trabalho recebeu, ou outro nome que você queira dar, como o canto da bagunça, esta semana vamos cuidar desse espaço.


Durante algum tempo, em um dos apartamentos que morei, reservei um canto da área de serviço como meu escritório. De lá acompanhava o funcionamento da lavanderia, da cozinha e da dispensa sem grandes confusões, ao mesmo tempo em que escrevia meus artigos, preparava minhas aulas, acompanhava as pesquisas de meus orientandos, lia muitos artigos e também fazia alguns mapas. 

Mas, o que importa no ambiente de trabalho em cada caso específico, sejam papéis, ferramentas, tintas, peças, utensílios ou outros objetos, é que você considere três pontos principais:

Organização
  • Separe os objetos úteis.
  • Retire e providencie o conserto de tudo que não está funcionando. Verifique e avalie o custo benefício de cada conserto.
  • Descarte o que não serve mais: experimente reaproveitar objetos em outro lugar, mudando o objeto de função, como potes com tampas para guardar objetos pequenos; sacos transparentes para acondicionar papéis, capas de almofadas para guardar tecidos. 
  • Doe somente peças boas que você acha que alguém gostaria de usar, jamais doe peças sem condições de uso imediato.
  • Jogue fora, o que é lixo. 
  • Guarde o que ficou em lugares apropriados e visíveis.
Se ficar algo que você não conseguiu decidir. Guarde em uma única caixa etiquetada "para decidir depois" e lacre a caixa. Se após um ano você não precisar de nada que está lá dentro, é certo que não vai precisar. Descarte sem medo.

Limpeza
  • Depois da organização, antes de guardar seus objetos, faça uma limpeza nos armários, prateleiras, gavetas e deixe secar bem. Faça o mesmo com as caixas e os objetos que decidir guardar.

Manutenção
  • Faça a organização e limpeza periódica em seus pertences para manter a beleza e a durabilidade de seus objetos. Utilize produtos adequados e leia sempre o rótulo antes de aplicar qualquer produto. Geralmente, com apenas 15 minutos por semana a gente consegue fazer a manutenção do ambiente de trabalho, se procurar manter organizado todos os dias. Como? Uma prateleira, uma gaveta ou um espaço de cada vez. 
Conta pra gente como se chama seu ambiente de trabalho em casa, aquele espaço onde você concentra suas atividades extras, além das atividades da casa.

Crédito das fotos: Bloesem; Casa Abril 

Um comentário:

  1. Oi Rô! Eu sempre tive vários ambientes de trabalho uma vez que tinha várias profissões (professora, pianista, editora de partituras e videos, escritora, ...). Então cada lugar tinha a sua especificidade. Agora vim para o Canadá e pela primeira vez estou num trabalho completamente diferente que não traz trabalho para casa! Então a área de escrever no blog, de tocar no piano ou seja o que for, torna-se mais artística do que "de trabalho". =) Uma coisa é certa, minimalista e organizada está sempre. Ter apenas o essencial ajuda a manter tudo sempre organizado!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo