25 de janeiro de 2016

Como manter a casa arrumada com crianças por perto

O assunto não é nada novo, o tema também não, mas hoje, uma segunda-feira, a gente olha em volta, as crianças ainda não voltaram pra escola, e a casa continua uma bagunça total.

Curta, não se descabele! Estamos no fim de Janeiro de 2016, logo vem o carnaval e o Brasil começará a funcionar...será?

Esses dias uma mãe perguntou como poderia manter sua casa arrumada já que tem crianças pequenas e precisa cuidar delas. 

Não dá? Lógico que dá! Compreender essa realidade, às vezes, turbulenta, não é nada fácil. É preciso primeiro, compreender o que é uma casa arrumada. 

Logo lembrei desse texto que escrevi com base na brilhante Leda e resolvi trazer a discussão à tona. Parafraseando Leda Gino, casa arrumada é um lugar organizado, limpo, com espaço livre para circulação, com boa entrada de luz natural e muito ar fresco. Tudo porque uma casa tem que ser casa e não um centro cirúrgico, cenário de novela ou se parecer com capa de uma revista. Algumas pessoas gastam muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas e se esquecem da atenção e do carinho, fundamentais para a vida.

Casa com criança tem vida e casa com vida, é aquela em que os livros e as revistas saem das prateleiras e viram brinquedos em outro lugar. Há cantinhos especiais cheios de cores com cheirinho de bebê. Uma casa com vida tem barulho, sorriso farto, diálogos e brincadeiras infantis. Tem roupinhas no varal. Nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca de cabana, de esconde-esconde e de pula-pula.


Sofá sem manchas? Mesa sem marcas? Parede sem arranhão? Geladeira sem batidinhas, amassadinhos ou rabiscos? Não tem importância, casa com vida é assim, tem crianças. Uma casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem, porque está sempre pronta para receber filhos e netos, crianças pequenas ou grandes.   

Casa arrumada com crianças por perto é aquela que a gente arruma para ficar com a cara da gente, cheia de lugares macios e confortáveis. 

Crédito da foto

2 comentários:

  1. Olá, gosto muito do seu blog e queria agradecer pelo post. Tenho 2 filhas pequenas e às vezes fico doida com a bagunça mas é como vc disse, a cama amassada pelo "pula pula " e livros no chão fazem parte. A gente tem mais é que curtir porque logo logo elas crescem e a casa volta ao "normal ". Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, você disse tudo! A gente tem mais é que curtir porque logo logo elas crescem e a casa volta ao "normal ".

      Excluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo