24 de fevereiro de 2016

Como decorar sua casa com diferentes objetos

Dar um toque retrô à decoração deixa o ambiente aconchegante e cheio de personalidade. A ideia é unir móveis antigos a um mobiliário moderno, fazendo uma releitura que chamamos de vintage. Com isso, é possível combinar estilos misturando peças contemporâneas papel de parede e acessórios.

A composição com objetos retrô dá um toque irreverente à decoração e também faz um resgate de memória da infância bastante nostálgica. Porém, é preciso tomar cuidado para o espaço não ficar com cara de museu.


O segredo da decoração bem sucedida e harmoniosa está na distribuição das peças com equilíbrio. O ambiente precisa ser prático e único. A maioria dos objetos que vão compor seus arranjos como mesas, cômodas ou aparador devem ser úteis.

Quadros e objetos como, livros, abajures e vasos são objetos de decoração. Um bom arranjo depende do modo como você expõe seus objetos. 

Para reunir certos objetos sobre um mesmo móvel é preciso considerar os  seguintes princípios: Proporcionalidade de tamanho; harmonização de texturas e identidade de época e procedência.

Para montar uma bela composição, comece elegendo os elementos centrais como livros de decoração e mobiliário. Aproveite o efeito elegante das simetrias, usando duas ou três peças de pares iguais como cachepôs com flores, bolas de vimes ou castiçais.

Dê preferencia a arranjos de flores pequenos e graciosos. Além de bonitos, são fáceis de trocar e manter sempre frescos.  Abajures, vasos, tinteiros, livros e revistas embelezam e possuem funcionalidade.

Bibelôs e estatuetas usados em excesso, trazem certa futilidade. Agrupe seus objetos dentro de uma determinada linha ou certa simetria. Uma peça não deve esconder outra. 

Para criar harmonia, repita objetos iguais de mesma qualidade ou material. A colocação alternada de dois tipos diferentes ou iguais, mas com alturas diferentes cria ritmo. Considere es critérios apresentados e ouse, seja criativa!

Créditos da foto


Um comentário:

  1. eu gosto muito dessas ideias, e presto muito atençao nela, e te confesso que sempre tento fazer e ter algo diferente.
    beijocas,sejamos gentil.
    belo fim de semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo