5 de março de 2016

Mimos que encantam

Muitas coisas quase caíram no esquecimento mas acabaram voltando. Em um rápido passeio por boas lojas a gente vê essas coisas lindas de volta e a manutenção que parecia tão difícil, já nem é tanto assim, enfim tudo ficou bem mais simples, atualmente.

Vamos relembrar alguns truques que dão certo nas toalhinhas de linho, cuidadosamente, bordadas a mão com barradinhos de crochê ou mesmo nas toalhas de bandeja, sousplats, jogos americanos e guardanapos que precisam ser engomados.


Confira o passo a passo a seguir, para engomar esses mimos que são de encher os olhos

Com cola de papel

Pingue algumas gotas de cola branca em água morna e mergulhe a peça limpa por alguns minutos e esprema. Tire o excesso de água, estique bem a peça, alise com as mãos e estenda em uma superfície lisa para secar. Passe o ferro quente com um pano de algodão em cima para não amarelar quando estiver quase seca.

Com açúcar
Misture 3 colheres de álcool, 3 de açúcar  e 3colheres de água. Leve ao fogo até o açúcar derreter bem. Espere esfriar, molhe a peça em água fria e mergulhe a peça nessa mistura. Coloque na forma que você quer que ela fique. Espere secar e estará pronta.  Essa mistura é indicada para fios com brilho.

Com polvilho
Prepare um mingau com 1 litro de água, 3 colheres de polvilho doce e 1 colher de vinagre. Mergulhe a peça neste mingau e deixe escorrer. Quando ela estiver quase seca, dê o formato desejado na peça e deixe secar por completo.

Com arroz
Cozinhe grãos de arroz em muita água. Quando estiverem cozidos e a água grossinha, escorra em uma peneira. A água peneirada é a goma do arroz, borrife sobre a peça que deseja engomar e deixe secar.

Com amido de milho
Misture 1 litro de água com 1 colher de amido de milho. Molhe a peça nessa mistura e estenda sem torcer. Quando estiver quase seca passe com ferro não muito quente. Utilize um tecido de algodão sobre a toalha para não amarelar a peça.  Se quiser que a peça engomada fique mais dura é só aumentar a quantidade de amido. 

Créditos da foto

Um comentário:

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo