Pular para o conteúdo principal

Como cuidar das roupas de lã

O frio chegou e com ele o uso de muita roupa de lã. São blusas, cardigãs, casacos, gorros, cachecóis, enfim, muitas peças de cores e texturas diferentes que sobrepostas, ajudam a manter o calor do corpo e valorizam o look do dia.


  • Se for lavar à máquina, coloque a peça de lã dentro de um saquinho protetor, próprio para lavar peças delicadas na máquina de lavar – isso evita que o atrito da lavagem na máquina esgarce as fibras do tecido e deixe também com bolinhas.
  • Caso tenha uma peça de lã com bolinhas, passe uma lâmina de barbear sobre a superfície com muito cuidado. Não estraga o tecido.
  • Também é fundamental escolher um programa de lavagem no modo suave ou específico para roupas delicadas – são lavagens mais curtas que não deixam as peças de molho.
  • Peças de lã branca tendem a ficar amareladas com o tempo. Para evitar esse problema, adicione uma colher de sopa de água oxigenada de 10 volumes na água e deixe a peça de molho por 15 minutos, antes do enxague com bastante água corrente.
  • O sabão em pó usado no dia a dia pode ser agressivo para as fibras de lã naturais ou mesmo sintéticas, por isso, opte por um sabão neutro como o de coco.
  • Não torça ou centrifugue roupas de lã, apenas retire o excesso de água comprimindo-as várias vezes.
  • Após a lavagem, não pendure suas peças de lã no varal. Deixe-as secando na posição horizontal, assim você evita que elas deformem.
  • No lugar de amaciante, use vinagre branco  no último enxague para retirar resíduos de sabão.
  • Não coloque peças de lã em secadora, pois o calor excessivo destrói as fibras.
  • Mesmo secas, as peças podem deformar muito facilmente, então nem pense em pendurá-las em um cabide. O ideal é armazená-las dobradas em um saco de TNT. também para evitar traças, pois elas adoram lã. Geralmente são encontradas em papéis que contenham cola (como as caixas cobertas, lindamente decorativas e muito úteis na hora de organizar o armário!) e nas roupas de lã e seda.
  • Quem tem pouco tempo para cuidar da lavagem e secagem das roupas lã, pode optar pela alternativa de mandar as peças para uma lavanderia especializada neste tipo de material.
  • E se algum vinco aparecer, por acaso, a saída é colocar em um cabide e pendurar no banheiro enquanto alguém estiver tomando um banho quente, o vapor úmido resolve problemas assim.
  • Se você acidentalmente acabar encolhendo sua blusa favorita, você poderá salvá-la se ela ainda estiver úmida. Coloque-a esticada e alise-a levando em consideração a forma da roupa. Segurando uma ponta em cada mão e tente puxar a roupa de forma delicada e lenta, tomando como base as linhas da peça. Proceda com cautela, testando a elasticidade do material, trabalhando da maneira mais uniforme possível. Ao fazer isto, você conseguirá perceber se o tecido está com elasticidade, para que seja possível salvar a peça de roupa.
  • Aquecer as fibras com as mãos às vezes ajuda. Se o dia estiver quente e você puder estar em casa, você poderá conseguir resgatar roupas de lã que encolheram bastante, ao usá-las enquanto ainda estiverem úmidas, desde que você tente puxá-las e alisá-las à sua forma.
  • Se a roupa de lã encolheu, ponha de molho em água morna com um pouco de xampu para cabelo, de boa qualidade. Esta solução poderá amaciar as fibras de lã o suficiente para permitir esticar a peça, até atingir o seu tamanho original. Vale uma experiência para ver se dá certo.
  • Se aparecer um fio puxado em seu cardigã ou blusa de lã, empurre o fio para o avesso da trama da malha do tecido, com auxílio de uma agulha de costura. Se o estrago é grande demais para ‘empurrar’ desta maneira, vire a peça do avesso, e use uma agulha de crochê para puxar os fios para dentro. Amarre as pontas dos fios puxados, pelo avesso, bem rente ao tecido. Em seguida, cubra o nó com base para unhas. Espere secar e pronto!
  • Aproveite blusas e casacos para transformar em coletes para as crianças que não gostam muito de se agasalhar.


Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…