Pular para o conteúdo principal

Como cuidar das roupas de lã

O frio chegou e com ele o uso de muita roupa de lã. São blusas, cardigãs, casacos, gorros, cachecóis, enfim, muitas peças de cores e texturas diferentes que sobrepostas, ajudam a manter o calor do corpo e valorizam o look do dia.


  • Se for lavar à máquina, coloque a peça de lã dentro de um saquinho protetor, próprio para lavar peças delicadas na máquina de lavar – isso evita que o atrito da lavagem na máquina esgarce as fibras do tecido e deixe também com bolinhas.
  • Caso tenha uma peça de lã com bolinhas, passe uma lâmina de barbear sobre a superfície com muito cuidado. Não estraga o tecido.
  • Também é fundamental escolher um programa de lavagem no modo suave ou específico para roupas delicadas – são lavagens mais curtas que não deixam as peças de molho.
  • Peças de lã branca tendem a ficar amareladas com o tempo. Para evitar esse problema, adicione uma colher de sopa de água oxigenada de 10 volumes na água e deixe a peça de molho por 15 minutos, antes do enxague com bastante água corrente.
  • O sabão em pó usado no dia a dia pode ser agressivo para as fibras de lã naturais ou mesmo sintéticas, por isso, opte por um sabão neutro como o de coco.
  • Não torça ou centrifugue roupas de lã, apenas retire o excesso de água comprimindo-as várias vezes.
  • Após a lavagem, não pendure suas peças de lã no varal. Deixe-as secando na posição horizontal, assim você evita que elas deformem.
  • No lugar de amaciante, use vinagre branco  no último enxague para retirar resíduos de sabão.
  • Não coloque peças de lã em secadora, pois o calor excessivo destrói as fibras.
  • Mesmo secas, as peças podem deformar muito facilmente, então nem pense em pendurá-las em um cabide. O ideal é armazená-las dobradas em um saco de TNT. também para evitar traças, pois elas adoram lã. Geralmente são encontradas em papéis que contenham cola (como as caixas cobertas, lindamente decorativas e muito úteis na hora de organizar o armário!) e nas roupas de lã e seda.
  • Quem tem pouco tempo para cuidar da lavagem e secagem das roupas lã, pode optar pela alternativa de mandar as peças para uma lavanderia especializada neste tipo de material.
  • E se algum vinco aparecer, por acaso, a saída é colocar em um cabide e pendurar no banheiro enquanto alguém estiver tomando um banho quente, o vapor úmido resolve problemas assim.
  • Se você acidentalmente acabar encolhendo sua blusa favorita, você poderá salvá-la se ela ainda estiver úmida. Coloque-a esticada e alise-a levando em consideração a forma da roupa. Segurando uma ponta em cada mão e tente puxar a roupa de forma delicada e lenta, tomando como base as linhas da peça. Proceda com cautela, testando a elasticidade do material, trabalhando da maneira mais uniforme possível. Ao fazer isto, você conseguirá perceber se o tecido está com elasticidade, para que seja possível salvar a peça de roupa.
  • Aquecer as fibras com as mãos às vezes ajuda. Se o dia estiver quente e você puder estar em casa, você poderá conseguir resgatar roupas de lã que encolheram bastante, ao usá-las enquanto ainda estiverem úmidas, desde que você tente puxá-las e alisá-las à sua forma.
  • Se a roupa de lã encolheu, ponha de molho em água morna com um pouco de xampu para cabelo, de boa qualidade. Esta solução poderá amaciar as fibras de lã o suficiente para permitir esticar a peça, até atingir o seu tamanho original. Vale uma experiência para ver se dá certo.
  • Se aparecer um fio puxado em seu cardigã ou blusa de lã, empurre o fio para o avesso da trama da malha do tecido, com auxílio de uma agulha de costura. Se o estrago é grande demais para ‘empurrar’ desta maneira, vire a peça do avesso, e use uma agulha de crochê para puxar os fios para dentro. Amarre as pontas dos fios puxados, pelo avesso, bem rente ao tecido. Em seguida, cubra o nó com base para unhas. Espere secar e pronto!
  • Aproveite blusas e casacos para transformar em coletes para as crianças que não gostam muito de se agasalhar.


Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de casa é um método de organização

O Planner Agenda de Casa funciona para quem mora sozinho, com a família, tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa. Elaborado a partir de um plano anual, traz todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais e semestrais. Além disso, tem muito espaço para seu planejamento. Tem também, uma sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda!

Afinal, quem não quer ter uma agenda com as atividades de casa pré-agendadas para cada dia da semana? Já imaginou você chegar a tarde e poder conferir o que foi feito hoje em sua casa? Avaliar se foi bem feito se ficou completo e, além disso, saber o que precisa ser feito amanhã? Tudo está na agenda, é só fazer ou orientar e cuidar do restante das coisas da vida, sem dor de cabeça com a casa. 
Em pouco tempo, com esta aliada você poderá colher frutos da organização diária, sem dia de faxina e sem correrias.



Veja mais detalhes no vídeo

Compre sua Agenda de …

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Como arrumar a casa

Arrumação é diferente de organização. Você só consegue arrumar a casa quando ela está organizada, ou seja, quando cada objeto possui seu lugar. Arrumar é simplesmente colocar cada coisa em seu lugar. Para ter uma casa bonita e confortável, é preciso arrumá-la todos os dias e vale até seguir uma rotina para que a casa esteja bem agradável. Se a casa não foi arrumada, logo se vê. As coisas ficam esparramadas, fora do lugar.

Estes são os itens básicos da arrumação: Cozinha: mesa limpa, pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas á vista, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos. Poucos enfeites para facilitar a vida.Sala: almofadas organizadas, tapete limpo, mesa com vaso e flores naturais de preferência, nada espalhado pelo chão e nada  acumulado sobre as superfícies.Banheiro: toalha limpa, bancada seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente e cotonetes, dispostos em seus respectivos lugares, cesto limpo e sem lixo. Sem tape…