Pular para o conteúdo principal

Como cuidar das roupas de lã

O frio chegou e com ele o uso de muita roupa de lã. São blusas, cardigãs, casacos, gorros, cachecóis, enfim, muitas peças de cores e texturas diferentes que sobrepostas, ajudam a manter o calor do corpo e valorizam o look do dia.


  • Se for lavar à máquina, coloque a peça de lã dentro de um saquinho protetor, próprio para lavar peças delicadas na máquina de lavar – isso evita que o atrito da lavagem na máquina esgarce as fibras do tecido e deixe também com bolinhas.
  • Caso tenha uma peça de lã com bolinhas, passe uma lâmina de barbear sobre a superfície com muito cuidado. Não estraga o tecido.
  • Também é fundamental escolher um programa de lavagem no modo suave ou específico para roupas delicadas – são lavagens mais curtas que não deixam as peças de molho.
  • Peças de lã branca tendem a ficar amareladas com o tempo. Para evitar esse problema, adicione uma colher de sopa de água oxigenada de 10 volumes na água e deixe a peça de molho por 15 minutos, antes do enxague com bastante água corrente.
  • O sabão em pó usado no dia a dia pode ser agressivo para as fibras de lã naturais ou mesmo sintéticas, por isso, opte por um sabão neutro como o de coco.
  • Não torça ou centrifugue roupas de lã, apenas retire o excesso de água comprimindo-as várias vezes.
  • Após a lavagem, não pendure suas peças de lã no varal. Deixe-as secando na posição horizontal, assim você evita que elas deformem.
  • No lugar de amaciante, use vinagre branco  no último enxague para retirar resíduos de sabão.
  • Não coloque peças de lã em secadora, pois o calor excessivo destrói as fibras.
  • Mesmo secas, as peças podem deformar muito facilmente, então nem pense em pendurá-las em um cabide. O ideal é armazená-las dobradas em um saco de TNT. também para evitar traças, pois elas adoram lã. Geralmente são encontradas em papéis que contenham cola (como as caixas cobertas, lindamente decorativas e muito úteis na hora de organizar o armário!) e nas roupas de lã e seda.
  • Quem tem pouco tempo para cuidar da lavagem e secagem das roupas lã, pode optar pela alternativa de mandar as peças para uma lavanderia especializada neste tipo de material.
  • E se algum vinco aparecer, por acaso, a saída é colocar em um cabide e pendurar no banheiro enquanto alguém estiver tomando um banho quente, o vapor úmido resolve problemas assim.
  • Se você acidentalmente acabar encolhendo sua blusa favorita, você poderá salvá-la se ela ainda estiver úmida. Coloque-a esticada e alise-a levando em consideração a forma da roupa. Segurando uma ponta em cada mão e tente puxar a roupa de forma delicada e lenta, tomando como base as linhas da peça. Proceda com cautela, testando a elasticidade do material, trabalhando da maneira mais uniforme possível. Ao fazer isto, você conseguirá perceber se o tecido está com elasticidade, para que seja possível salvar a peça de roupa.
  • Aquecer as fibras com as mãos às vezes ajuda. Se o dia estiver quente e você puder estar em casa, você poderá conseguir resgatar roupas de lã que encolheram bastante, ao usá-las enquanto ainda estiverem úmidas, desde que você tente puxá-las e alisá-las à sua forma.
  • Se a roupa de lã encolheu, ponha de molho em água morna com um pouco de xampu para cabelo, de boa qualidade. Esta solução poderá amaciar as fibras de lã o suficiente para permitir esticar a peça, até atingir o seu tamanho original. Vale uma experiência para ver se dá certo.
  • Se aparecer um fio puxado em seu cardigã ou blusa de lã, empurre o fio para o avesso da trama da malha do tecido, com auxílio de uma agulha de costura. Se o estrago é grande demais para ‘empurrar’ desta maneira, vire a peça do avesso, e use uma agulha de crochê para puxar os fios para dentro. Amarre as pontas dos fios puxados, pelo avesso, bem rente ao tecido. Em seguida, cubra o nó com base para unhas. Espere secar e pronto!
  • Aproveite blusas e casacos para transformar em coletes para as crianças que não gostam muito de se agasalhar.


Postagens mais visitadas deste blog

21 dias de cuidados minimalistas

Este desafio é pessoal e só depende de você. São 21 dias de cuidados com um lema diário baseado na metodologia Kaisen que diz: um dia não pode terminar sem que um progresso tenha sido realizado. 

A metodologia Kaizen é uma abordagem estruturada que visa assegurar que os processos satisfaçam nossas necessidades, não apenas no momento atual, mas de forma continua ao longo do tempo. O enfoque não consiste em buscar a melhor solução para um momento específico, mas sim desenvolver sistemáticas que garantam a manutenção e aperfeiçoamento a cada dia. A metodologia Kaisen de desafio pessoal consiste em seis estágios: Identificação e seleção das oportunidades de melhoria; estabelecimento de metas de melhoria; análise do processo atual; geração e seleção de alternativas de aperfeiçoamento; implementação das melhorias e avaliação contínua do processo. Vamos começar? 1.Identifique três prioridades para seu dia. Não fique estressado pensando em todo o trabalho que você precisa fazer. Simplesmente faça…

Cinco passos para a organização da casa com base Método KonMari

Enquanto a arrumação é diária e consiste em usar algo e colocá-lo de volta em seu devido lugar, fato que sempre fará parte da nossa vida, a organização é um evento especial, que tem por objetivo colocar a casa em ordem em um único processo. O segredo para a organização eficiente é descartar itens desnecessários e decidir onde guardar o que sobra. Para aproveitar ao máximo as coisas que são importantes, primeiro você precisa se desfazer daquelas  coisas que já não têm mais função e  só ocupam espaço. Confira os cinco passos para organizar sua casa de uma vez por todas!
1. Como organizar as roupas Começando com o mais fácil e deixando o mais difícil para o final, você irá aperfeiçoar, aos poucos, sua capacidade de decisão e quando chegar à última categoria o processo vai parecer simples. Antes de começar a organização das roupas, junte todas as roupas em cima da cama. Para fazer o trabalho com mais eficiência, divida as roupas nas seguintes subcategorias: Blusas (camisas, camisetas, suétere…

Como organizar uma agenda pessoal

Nossa agenda pessoal envolve muitas atividades diárias, semanais e mensais. Por isso uma boa organização da agenda é super necessária. Veja como planejar e otimizar  sua agenda com sucesso.




Como fazer um planejamento passo-a-passo:
Em primeiro lugar divida sua vida em 3 prioridades permanentes: (vida pessoal, vida familiar e trabalho)
Pessoal – coloque no papel tudo que você deseja para a sua vida: emagrecer, começar academia, parar de fumar, fazer uma lipo, começar um curso de inglês, fazer um curso de culinária, ler 1 livro por mês, usar menos a internet; fazer um clareamento dental...
Família – coloque no papel tudo que envolve sua família: trocar de carro, comprar um apto maior; uma viagem a Disney com as crianças, reformar  e trocar os eletrodomésticos da cozinha, fazer uma 2ª viagem de lua de mel...
Trabalho – coloque no papel seus planos profissionais: aumentar minha carteira de clientes em 50%; alcançar a posição de liderança em... Nas vendas diretas temos a vantagem de construir …

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor.  Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas
•    Frangélico (Itália): avelã
•    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã
•    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate
•    Kahlúa (México): café
•    Tia Maria (jamaica): café
•    Chambord (França): Framboesa
•    Maraschino (Itália): Cereja
•    Limoncello (Itália): limão siciliano
•    Midori (Japão): melão
•    Sortilége (Canadá): maple
•    Cointreau (França): laranja
•    Grand Manier (França): laranja
•    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510.
•    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas
•    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas
•    Pernod (França): anis
•    Sambuca Romana (It…

Menos é mais, no Princípio 80/20

Aplicar esse princípio no dia a dia significa empreender uma mudança real na maneira de ver e viver a vida. O conceito de que 80% do que queremos é gerado por 20% do que fazemos, significa que somente uma pequena parte do que fazemos é importante de fato. O resto é apenas desperdício. A melhor maneira de aplicar à vida é fazer menos, porque menos é mais quando você se concentra nas poucas atividades realmente importantes como sua felicidade e a das pessoas que ama.

Independente da renda mensal, sempre é possível economizar, investir e multiplicar dinheiro se você estiver menos preocupado com sua carreira e mais envolvido em desfrutar do trabalho. Poupar, mudar de emprego, trabalhar menos horas por dia, descansar mais, conviver mais com seus filhos, economizar com empregada doméstica, fazer orçamentos, não comprar por impulso, são algumas ideias do que é possível fazer para viver com menos. Quando conseguimos fazer uma poupança razoável, ela pode sustentar nossa independência. 
De aco…