28 de novembro de 2016

Como lavar as roupinhas do bebê

Desde a chegada dos meninos, minha preocupação com os produtos utilizados na lavagem das roupas sempre foi grande aqui em casa.  As prateleiras dos supermercados sempre estão cheias de produtos novos e as propagandas e rótulos são tantos, que a gente até fica perdida.


Nos tempos das avós, a escolha era bem mais simples, existiam menos opções e elas recomendavam o produto que elas utilizaram e pronto, geralmente era o sabão de coco. Felizmente hoje, a recomendação dos pediatras para lavagem das roupinhas do bebê, continua sendo para que sejam lavadas com sabão de coco no primeiro ano de vida.

O motivo é evitar o contato da pele do bebê com produtos químicos como perfumes e corantes, que podem causar alergias. Essa orientação é tecnicamente comprovada, tanto do ponto de vista da saúde quanto do meio ambiente, uma vez que o sabão de coco é um produto neutro, quando comparado a outros sabões.

Muita gente prefere fazer a lavagem da roupa do bebê, nos primeiros meses de vida, à mão, em um balde ou bacia. Nos primeiros meses, eu mesma fazia a lavagem com sabão de coco em barra, colocava em um balde no chuveiro com água morna, deixava de molho e depois enxaguava em outro balde que colocava dentro do tanque para preservar as roupinhas da possível contaminação no tanque. 

Mas não existe regra. Você pode utilizar o sabão de coco na forma líquida ou em pó. A forma líquida é mais fácil de enxaguar e não deixa resíduos. É importante enxaguar bem as roupinhas depois da lavagem, até retirar todo o sabão. 

Depois de bem enxaguadas, coloque as roupinhas em uma toalha felpuda separada só para isso. Esprema para retirar o excesso de água, ou centrifugue na máquina dentro de saquinhos separados especificamente para as roupinhas do bebê e coloque as roupinhas para secar, de preferência ao sol. Recolha e passe pelo avesso. Guarde em seguida, separada das demais roupas da casa.

Cuidado com produtos que se dizem "especiais" para lavar roupas de bebê. Normalmente eles têm perfumes,  corantes e outros componentes químicos que não são tão neutros quanto o sabão de coco. 

Não há restrições de saúde quanto a lavar a roupa do bebê na máquina, porém, tenha certeza que a máquina esteja limpa. Nem sempre a máquina de lavar está limpa e higienizada pois lavamos panos de chão, meias, tapetes, roupas intimas, lençóis, e não vamos colocar as roupas do bebê. A pele do bebê é muito sensível nos primeiros meses. Somente coloque as roupas do bebê na máquina se ela estiver realmente limpa.

Crédito das fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante! RoArchela

Voltar ao topo