Pular para o conteúdo principal

Agenda de Casa em 2 de Dezembro de 2016

Sexta-feira é dia do Ambiente de Trabalho, então vamos organizar os papéis da casa. Como tudo não se acumulou em um único dia, pra quem está com muitos papéis acumulados, fique calmo. Vou dar algumas dicas para que você trace um plano de organização e reveja alguns pontos. 

Será que tudo precisa ser guardado? 



Dica do dia
O que fazer com 20 categorias de papéis em casa
  1. Agendas e anotações dispersas - mantenha sua “base de dados” organizada, de forma clara para que ela colabore com sua criatividade. Em vez de ter um monte de anotações dispersas em pedaços de papel e folhas soltas, ou cadernos e agendas amarelados transcreva a informação para o computador, usando o programa que mais lhe agradar ou passe para um único caderno de telefones e anotações.
  2. Cadernos e livros escolares  - todos serão importantes? Guarde somente o que têm algum significado e descarte os demais.
  3. Cartões de visita e folders - guarde em uma caixa, podem ser importantes a qualquer momento, mas não precisam ficar à vista.
  4. Contas a pagar enviadas pelo correio devem ser encaminhadas sempre para o mesmo lugar - de preferência uma caixa que fique em local visível para que o responsável pelos pagamentos não se esqueça delas.
  5. Correspondências recebidas - todas precisam ser guardadas? Possuem significado? São importantes, por que? Para conservar a sua correspondência, guarde os itens abertos em pastas de arquivo em ambiente estável como armários fechados.
  6. Currículos - todos os documentos como certificados, declarações e diplomas, estão organizados em uma pasta por ordem de data? Há um currículo impresso para uma emergência?
  7. Documentos de família - há cópia dos principais? Documentos de cada pessoa, de cada carro e de cada imóvel da família, merecem uma pasta específica.
  8. Extratos bancários - todos precisam ser guardados? Por que?
  9. Folhetos de viagem - há necessidade de guardá-los?
  10. Fotos de família - estão organizadas em um único lugar?
  11. Jornais - há jornais velhos acumulados? Qual é sua finalidade?
  12. Livros de bolso lidos - pretende reler, são bonitos, servem para decoração?
  13. Livros profissionais -  estão organizados? 
  14. Notas e recibos pagos - quais devem ser guardados e como? Estes documentos podem ser guardados em uma pasta com envelopes plásticos, um para um tipo de conta, caso ache necessário guardar. 
  15. Por quanto tempo devo guardar os documentos? Conta do FGTS somente os três últimos extratos; Notas fiscais - três meses ou até o fim da garantia; Imposto de renda pessoa física (incluindo os documentos referentes à declaração), IPVA, IPTU, extratos bancários, recibos de água, luz, telefone, condomínio, plano de saúde, TV a cabo, provedor de internet e de outras contas - cinco anos; Contratos de seguro - até a renovação da apólice; Financiamento de imóveis e veículos - até a quitação; Contra-cheques (holerites), guia de recolhimento do INSS, rescisão de contratos de trabalho - até a aposentadoria; Certidões de nascimento, casamento, óbito, documento do PIS, carteiras de trabalho, carteira de vacinação, contratos de compra e venda e escrituras - para sempre.
  16. Papéis de presente. É necessário guardar? Você acha mesmo que vai reaproveitar?
  17. Receitas de cozinha -  como organizar? em um único lugar: uma pasta sanfonada por categoria, um arquivo, um caderno bonito ou em uma caixa
  18. Receitas e exames médicos que precisam ser guardados para futuras comparações podem ser armazenados em pastas separadas.
  19. Revistas - quais devem ser guardadas e como organizá-las? Faça uma seleção, adote um critério.
  20. Sacolas e embalagens - como e por que guardar? Se você utiliza nas lixeiras, deixe em um único lugar.
Cardápio
Arroz, salmão com limão e ervas finas e salada de pepino

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…