3 de dezembro de 2016

Agenda de Casa em 3 de Dezembro de 2016

Sábado é dia de envolver a família em algum projeto que estamos envolvidos e trabalharmos juntos. Pelo menos aqui sempre tentamos compartilhar nossos projetos desde muito cedo. Hoje vamos aproveitar o dia para retirar de nossa casa as coisas que não estamos usando. Olhar a nossa volta e separar tênis, mochilas, bolsas, sapatos, roupas  e acessórios. Juntar tudo e retirar de nossa casa!

Não se constranja em doar algo o que não serve em sua casa. Esses objetos podem ter imenso valor para alguém, desde que sejam depositados em algum lugar que o valorize e não no lixo. Em muitos lugares, roupas, calçados e outros objetos, são doados para projetos sociais.


Dica do Dia
Como criar um Bazar de Trocas

O que você faz com os objetos que não usa mais? Doa para outras pessoas. Esta é a primeira resposta que vem a cabeça. Sem dúvida uma ótima alternativa, mas como encontrar a pessoa certa?

A ideia de deixar em um bazar de trocas de objetos é uma alternativa possível. Se houver a possibilidade de organizar os objetos em algum lugar, torna-se perfeita tanto para quem precisa encontrar pessoas que queiram dar mais uma oportunidade para algum objeto em bom estado, quanto para quem precisa desocupar algum espaço em casa, seja no armário, na sala ou na cozinha.

A dificuldade é encontrar quem queira proporcionar esse espaço. A ideia do bazar de trocas traz outras ideias embutidas como, estimular o consumo consciente, desapegar de muitas coisas materiais, reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar. Em vez de comprar novos produtos, essa modalidade permite que as pessoas troquem, roupas, calçados,  bolsas, acessórios, objetos de decoração e de uso doméstico, CDs e livros, por outros, sem custo algum. 

A prática dos encontros para trocas de roupas é muito conhecida entre as inglesas e norte-americanas. Chamados de clothing swap, esses bazares às vezes são organizados até por empresas especializadas.

No Brasil, a moda vem aos poucos sendo aderida e os critérios de troca variam muito, entre os diferentes bazares. Geralmente, são promovidos por mulheres para trocarem roupas. Mas, nada impede que os homens participem, pois o objetivo desse tipo de bazar é a troca de objetos.

Se você está pensando em criar um bazar de trocas, a receita é bem simples. Encontre um espaço, geralmente as igrejas já possuem alguma ideia de doação. Então aproveite esse espaço para criar a modalidade de troca e sirva sua comunidade com essa opção.

Esse espaço será sobretudo um lugar de encontro de pessoas. Não somente de troca material, pois envolve cuidado e amor com cada objeto. Em dado momento, a pessoa pode apenas doar algo e em outro, em uma visita ao bazar, num domingo qualquer, ela poderá encontrar algo que lhe agrade e se sentir presenteada, sem pagar nada por isso.

Crédito das fotos
Voltar ao topo