Pular para o conteúdo principal

Agulhas, botões e linhas, tudo à mão

As vezes dá vontade de caprichar mais em determinado cantinho, e hoje foi a vez da caixa de costura. Chamo isso de trabalhar em escala grande, chegar bem perto, usar a lupa. Minha caixa estava bem cheia de tudo. Botões, agulhas, linhas, fitas e outras coisas coloridas que a gente vai guardando e quando precisa não encontra mais nada.

Retirei tudo da caixa e coloquei sobre a mesa. Lembrei que minha mãe colocava talco de bebê na caixa de costura para não grudar uma coisa na outra e tudo ficava levemente perfumado.

Antes de separar os objetos, juntei alguns vidrinhos com tampa, caixinhas de grafite, uma caixinha antiga de chicletes importados, um porta batom de tecido, duas caixinhas de madeira pintadas a mão,  e mais umas de balinhas que consumo, além de uns saquinhos que uso para guardar brincos.

Separei os objetos por categoria e cor.

Guardei cada categoria em um recipiente de tamanho adequado, de acordo com a quantidade. Agulhas - na caixinha de grafite, botões brancos na caixinha de madeira, cada coisa em seu devido lugar.

Por fim, tudo voltou para a caixa de costura de maneira organizada. Agora quando eu procurar determinada cor ou material, ele estará organizado por categoria e cor.

Vale a pena perder trinta minutos uma vez ao ano. Sem contar que é uma terapia. Além disso você fica sabendo o que tem e o que falta em sua caixa de costura. Percebi que preciso de linha preta e já coloquei  em minha lista de compras.


Outras dicas bacanas
  1. Guarde algumas embalagens vazias para armazenar e organizar itens como rendas, fitas, elásticos, fios plásticos, cintos, gravatas, botões, linhas entre outros.
  2. Antes de tingir uma roupa, faça um alinhavo frouxo, com linha branca. Depois de tingida, desalinhave, enrole o fio e guarde-o para alguma costura ou para pregar algum botão com a cor idêntica a peça.
  3. Quando retirar os botões de uma roupa velha, guarde todos juntos, assim você poupará tempo quando precisar de um jogo de botões.
  4. Antes de usar uma roupa nova, dê um toque de base transparente bem no centro de cada botão (na frente e atrás). Isto fará com que as linhas e botões fiquem no lugar por mais tempo.
  5. Descubra novos itens que podem ser guardados em caixinhas que iriam para o lixo, principalmente, as que são transparentes e não necessitam de etiquetas para identificação.

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…