16 de março de 2017

Agulhas, botões e linhas, tudo à mão

As vezes dá vontade de caprichar mais em determinado cantinho, e hoje foi a vez da caixa de costura. Chamo isso de trabalhar em escala grande, chegar bem perto, usar a lupa. Minha caixa estava bem cheia de tudo. Botões, agulhas, linhas, fitas e outras coisas coloridas que a gente vai guardando e quando precisa não encontra mais nada.

Retirei tudo da caixa e coloquei sobre a mesa. Lembrei que minha mãe colocava talco de bebê na caixa de costura para não grudar uma coisa na outra e tudo ficava levemente perfumado.

Antes de separar os objetos, juntei alguns vidrinhos com tampa, caixinhas de grafite, uma caixinha antiga de chicletes importados, um porta batom de tecido, duas caixinhas de madeira pintadas a mão,  e mais umas de balinhas que consumo, além de uns saquinhos que uso para guardar brincos.

Separei os objetos por categoria e cor.

Guardei cada categoria em um recipiente de tamanho adequado, de acordo com a quantidade. Agulhas - na caixinha de grafite, botões brancos na caixinha de madeira, cada coisa em seu devido lugar.

Por fim, tudo voltou para a caixa de costura de maneira organizada. Agora quando eu procurar determinada cor ou material, ele estará organizado por categoria e cor.

Vale a pena perder trinta minutos uma vez ao ano. Sem contar que é uma terapia. Além disso você fica sabendo o que tem e o que falta em sua caixa de costura. Percebi que preciso de linha preta e já coloquei  em minha lista de compras.


Outras dicas bacanas
  1. Guarde algumas embalagens vazias para armazenar e organizar itens como rendas, fitas, elásticos, fios plásticos, cintos, gravatas, botões, linhas entre outros.
  2. Antes de tingir uma roupa, faça um alinhavo frouxo, com linha branca. Depois de tingida, desalinhave, enrole o fio e guarde-o para alguma costura ou para pregar algum botão com a cor idêntica a peça.
  3. Quando retirar os botões de uma roupa velha, guarde todos juntos, assim você poupará tempo quando precisar de um jogo de botões.
  4. Antes de usar uma roupa nova, dê um toque de base transparente bem no centro de cada botão (na frente e atrás). Isto fará com que as linhas e botões fiquem no lugar por mais tempo.
  5. Descubra novos itens que podem ser guardados em caixinhas que iriam para o lixo, principalmente, as que são transparentes e não necessitam de etiquetas para identificação.

Um comentário:

  1. Amo fazer esse tipo de arrumação, pra mim também é uma terapia.
    Amei as dicas!
    Bjussss!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Sua opinião é muito importante!

Voltar ao topo