27 de setembro de 2017

Como descascar rapidamente ovos cozidos

As vezes  precisamos relembrar alguns truques que facilitam a vida na cozinha. Um deles é como tirar a casca de ovos cozidos. Gosto de registrar aqui para não esquecer, porque se esquecer, é só vir aqui buscar, não é mesmo? Aproveita e olha essa imagem inspiradora, garimpada com carinho!



Eu tenho uma caneca pequena na qual cozinho até quatro ovos. Coloco um pouco de vinagre na água para não rachar durante o cozimento.

Depois de cozidos,  despejo a água na pia e coloco um pouco de água fria. Cubro com um pires e agito, suavemente, pra cima e pra baixo por uns 5 segundos. Os ovos ficam prontos para serem descascados. A casca dos ovos fica cheia de rachaduras. É só descascar os ovos pela parte de cima e ver que a tarefa ficou muito mais fácil.

O segredo: em altas temperaturas a membrana interna que fica entre a casca e o ovo gruda na parte de fora da clara cozida. E é isso que torna o ovo difícil de descascar. Ao agitar a vasilha, a casca se quebra e a membrana se rompe, deixando espaço para a água e o ar entrarem, separando ainda mais a membrana da casca facilitando assim a retirada da casca do ovo.

O processo torna-se super fácil e rápido. Eu faço assim. Experimente!



Voltar ao topo