Pular para o conteúdo principal

Como guardar as roupas de inverno


Faltam apenas alguns dias para a entrada da primavera  e já está chegando a hora de guardar as roupas de inverno. Assim, quando precisar delas, estarão como novas. Veja como deixar seus casacos e blusas de lã sempre cheirosos e em bom estado. Confira!




Roupas de lã e cashmere

O melhor mesmo é lavar a peça antes de guardar. Porém, tanto a lã como o cashmere são tecidos bem delicados e requerem alguns cuidados durante a lavagem. Veja alguns deles:
  • Confira a etiqueta da roupa para se informar sobre orientações de lavagem e descobrir se a peça pode ir ou não para a máquina de lavar. 
  • Se puder lavar na máquina, escolha um ciclo de lavagem suave e coloque as malhas em sacos protetores de roupa. Caso não tenha um, você pode usar uma fronha de travesseiro amarrada por um nó na ponta. Esta  é uma etapa importante para evitar que o atrito causado na lavagem danifique as fibras das roupas, e cause as indesejáveis bolinhas. 
  • Para não deformar durante a secagem, as blusas de lã e cashmere devem ser estendidas na posição horizontal, sobre uma toalha (de preferência branca para não manchar). Seque à sombra e evite o uso da secadora.   
  • Os cabides também podem deformar as blusas de lã. Portanto, guarde as peças dobradas e use saquinhos de TNT para proteger a roupa da poeira.

Couro

As jaquetas de couro são elegantíssimas, mas como elas passam a maior parte do ano no armário, não tem jeito, o cheiro de guardado pega! Inclusive, não é difícil encontrar algumas manchinhas de mofo na roupa. Mas, na maioria das vezes, é possível resolver o problema, sem precisar levar a peça para uma lavanderia especializada. Veja como proceder:
  • Umedeça um pano em uma solução de água e vinagre de álcool branco.
  • Passe o pano umedecido na peça de couro, esfregando-o suavemente. O vinagre irá neutralizar o cheiro de mofo e remover quaisquer resquícios de bolor na roupa.
  • Coloque a peça para arejar em um local bem ventilado por duas horas. Jamais deixe artigos de couro no sol, pois a luz e o calor podem danificar o material.
  • Depois desta limpeza, é importante hidratar o couro para retornar o seu brilho original. Para isso, use vaselina líquida ou óleo de amêndoas, o último é ótimo para dar um cheirinho bom à roupa.
  • Para hidratar, esfregue o óleo suavemente com as mãos sobre o casaco. Deixe agir por quinze minutos. Em seguida, retire o excesso com um pano limpo e seco. Repita o procedimento duas vezes ao ano para manter o brilho do couro.
  • Guarde a peça em um cabide de ombros largos para não deformar e use uma capa de TNT para proteger a roupa contra à luz e à poeira. Não use capas plásticas para guardar artigos de couro. O plástico retém a umidade e pode embolorar a roupa.
  • De tempos em tempos, coloque a peça para arejar em um local fresco.
Cuidados importantes durante o ano
  • Crie o hábito de colocar as roupas de inverno para arejar. Aproveite para fazer isso quando for organizar a limpeza e a arrumação do guarda roupa. 
  • Procure guardar as roupas de inverno sempre limpas. Resíduos de suor, principalmente nas peças lã, pode atrair traças. 
  • Use produtos de boa qualidade para lavar suas roupas. Uma dica é usar amaciantes bactericidas. 
  • Uma vez por semana, deixe as portas e as gavetas do armário abertas o dia todo. Isto ajuda arejar e amenizar a umidade dentro do guarda roupas.
 Créditos da foto
Quer comentar no face? 
Será um prazer responder

Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui …

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…