22 de janeiro de 2018

Qual é o lugar ideal para suas coisas na cozinha?

Resposta difícil essa porque depende de cada casa,  do número de moradores e dos usuários da cozinha, porém algumas coisas são praticamente comuns a todas as cozinhas.

É na cozinha que passamos uma grande parte de nossa vida seja preparando a comida, preparando e fazendo as refeições, limpando, organizando lavando ou guardando nossos utensílios. Não é de admirar que essa parte da casa atraia tanta bagunça.





A organização da cozinha é trabalho para um dia inteiro se nos propormos a organizar tudo de uma só vez, mas podemos fazer um pouco de cada vez e, devagar, ela ficará organizada como gostaríamos. O segredo é arranjar o lugar ideal para cada utensílio que usamos na cozinha e aproveitarmos todos os espaços possíveis para guardar tudo.

Alguns armários e recipientes são essenciais 


Armários sob a bancada da pia - Atualmente não é muito difícil fazer a instalação de gavetões sob a bancada pia da cozinha. Os gavetões facilitam pois escondem o encanamento e permitem guardar muitos utensílios. Uso na primeira gaveta para os materiais de limpeza e a segunda para os  tupperwares  e potes plásticos em geral.


Guardar as panelas perto do fogão - Esta dica parece óbvia, mas é bem funcional, principalmente as que usamos diariamente.


Armário para usar como despensa - A despensa precisa ser separada dos utensílios de preparo. Os alimentos enlatados devem ser mantidos em lugar fresco e seco, longe do fogão. 

Guardar os eletrodomésticos - Se possível, guarde os eletrodomésticos que não usa diariamente  para dar mais espaço à bancada e à cozinha. 

Guardar os temperos perto do fogão - Quando estamos cozinhando precisamos dos temperos por perto. Usar o espaço ao lado do fogão, para guardar os temperos é uma forma de aproveitar todo o espaço livre e ainda tornar a cozinha mais funcional.


Organizar os utensílios que utilizamos para realizar cada atividade: preparar os alimentos, cozinhar, fazer as refeições, lavar a louça, lavar as frutas e  verduras.  Analise o espaço que você tem na cozinha para guardar esses utensílios:  Copos perto do filtro de água;  Café, filtro e açúcar, ficam próximos? Talheres grandes de madeira podem ficar próximos do fogão e as tábuas de carne, de vegetais e de frios devem ser separadas (não use a mesma).

Mas como nem tudo é possível fazer em nossa casa, podemos nos inspirar e adaptar algumas ideias à nossa realidade. Tenho aprendido e adaptado muito, mesmo porque minha casa não é igual à casa ideal, ela é dinâmica e muda todos os dias, conforme a necessidade e as oportunidades também.  Qual é o lugar ideal para suas coisas na cozinha?

Créditos da foto

Nenhum comentário:

Voltar ao topo