8 de fevereiro de 2018

Como delegar as tarefas da casa

Em nossa cultura, delegar as atividades domésticas ainda são um complicador porque as tarefas domésticas estiveram por muito tempo sob os cuidados da mulher. Aos poucos, com as mudanças sociais e econômicas pelas quais nosso país tem passado, todos os moradores da casa estão apreendendo que em casa também é preciso delegar.

Como em qualquer outra atividade fora de casa, delegar não é transferir responsabilidades ou passar uma tarefa de forma rápida, de qualquer jeito. Delegar na visão de alguns especialistas em gestão, é visto como uma das habilidades mais importantes que devem ser desenvolvidas por qualquer gestor, e em nossa casa não poderia ser diferente.



Para que o ato de delegar em casa ocorra da melhor forma possível, quatro passos fundamentais devem ser respeitados independente do perfil profissional que você pretende contratar, seja uma diarista, empregada doméstica mensalista, babá, ou uma pessoa para realizar qualquer outra atividade temporária.

1 - É preciso ter clareza do que se vai pedir, ou seja da tarefa a ser delegada. Este ponto muitas vezes deixa margens a dúvidas, pois sem clareza do que deseja, quando a pessoa retornar com a atividade realizada, pode ser que não atenda o que era necessário, e não atinja às suas expectativas.

2 - É preciso saber exatamente quem poderá executar essa tarefa. Saber qual é o perfil profissional, ou a pessoa certa para aquele trabalho e nesse caso, se cairmos na armadilha de escolher quem está mais disponível, em vez de quem está mais preparado para atividade, corremos o risco de desmotivar a pessoa e nos frustramos com o resultado.

3 - Deixar claro quais são os recursos e os limites para essa pessoa. O colaborador precisa saber até onde pode ir, até onde tem poder de atuar dentro de limitações ou regras. 

4 - Conversar periodicamente para avaliar as atividades realizadas e também, para que você acompanhe de perto o que e como está sendo feito em sua casa. Tenha o hábito de anotar todas as decisões.

Lembre-se, ninguém vai fazer nada do mesmo jeito que você faz. Não exija perfeição, cobre resultados e metas esperadas e ganhe tempo para você, nem que seja para descansar.

Nenhum comentário:

Voltar ao topo