15 de fevereiro de 2018

Como desentupir o ralo do banheiro

Já aconteceu com você no chuveiro?  Geralmente os ralos do banheiro entopem por causa do acúmulo de fios de cabelo.

A solução embora um pouco incomoda, é simples na maioria dos casos, sem que haja a necessidade de gastar dinheiro com um encanador profissional ou em produtos químicos caros para desentupir. 

Os ralos de banheiro têm um funcionamento simples. A água passa pelo ralo e segue pelos encanamentos até a conexão com a rede de esgoto ou com o sistema de fossa séptica. Veja o que é possível fazer.


  1. Faça uma mistura de 1/3 xícara de bicarbonato de sódio e 1/3 xícara de vinagre branco em um copo de medição.
  2. Despeje a solução no ralo imediatamente. O efervescente ajudará a remover qualquer sujeira acumulada no encanamento. Deixe-o durante pelo menos uma hora, se possível. Após esse tempo, enxágue com água quente.
  3. Se não houver resultados, muna-se de luvas de limpeza, retire o tampão do ralo. Alguns são de puxar, outros possuem rosca e outros ainda precisam ser desencaixados. Dependendo da profundidade do ralo, você consegue retirar os fios acumulados com uma escova de lavar vaso sanitário. Recolha tudo e descarte juntamente com a escova. Lave bem com água sanitária, enxágue com água abundante.
  4. Outra medida é colocar o desentupidor (vendido em lojas especializadas) sobre o ralo e comprimir para baixo e para cima para criar a sucção necessária no encanamento.
  5. Se o ralo continuar entupido, insira uma sonda (disponível nas lojas especializadas) para fazer a limpeza ou chame em encanador especialista para resolver o problema.
Créditos da foto

Nenhum comentário:

Voltar ao topo