Pular para o conteúdo principal

Um novo projeto de limpeza de casa

O projeto se baseia no chamado Princípio de Pareto que pode ser aplicado à maioria das pessoas e empresas. Ele nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente e por isso, estamos sempre correndo. 

Com base neste princípio, é possível afirmar que existe um forte desequilíbrio entre ações e objetivos alcançados. Ou seja, uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados, em contrapartida, a maior parte das ações leva a menor parte dos resultados. Confira alguns exemplos que ilustram o Princípio de Pareto:

80% dos usuários de computador usam apenas 20% dos recursos disponíveis;80% do tempo usamos 20% de nossas roupas;80% das pessoas preferem 20% dos sabores ou cores disponíveis;80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários. 

Os resultados que obtemos e os objetivos que alcançamos, estão relacionadas única e exclusivamente às nossas ações. Temos muitos sonhos e gostaríamos de transformá-los em realidade, mas para isto é preciso muito trabalho, esforço e dedicação, e neste sentido conhecer o Princípio de Pareto pode ser muito valioso. Então vamos a luta! 

Identifique o seu objetivo
Pare um momento! Identifique claramente e escreva quais são os seus objetivos. Aqui não cabe questionar se os seus objetivos são corretos ou não. Se realizar profissionalmente? Estar bem financeiramente? Ser um profissional respeitado e admirado? Trabalhar para um mundo mais humano e solidário? Ter sua casa organizada? Para a concretização de seus objetivos você necessitará de tempo disponível, então uma forma de utilizá-lo a seu favor é começar sabendo para onde vai. Ninguém é capaz de atingir seus objetivos se não for capaz de visualizá-los claramente e identificar as ações necessárias, afinal não adianta ter pressa se você estiver no caminho errado. E você somente saberá se está no caminho correto se souber para onde está indo. 

Elabore uma lista de prioridades diárias
Elaborar uma lista com as prioridades ajuda a começar o dia focado naquilo que precisa de mais atenção e agilidade. Reservar alguns minutos no final do dia para revisar tais ações fecharia com chave de ouro um dia considerado produtivo.

Mantenha-se no foco
A lição do Princípio de Pareto é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam.  Ou seja, um quinto do tempo de um dia de trabalho, deve ser voltado para as tarefas mais relevantes. Provavelmente você irá produzir quatro quintos dos resultados. A maior parte de nós vive em meio a pilhas de revistas antigas, utensílios que já não funcionam e roupas que já não nos servem ou não combinam com nosso estilo. Livre-se delas e você irá se livrar de culpas por não usar mais aquelas roupas caras, aqueles sapatos, aquelas revistas, aquelas bijus lindas, totalmente fora de seu estilo, aqueles livros caros, aquela coleção de fitas de vídeo que você nem abriu. Elimine cerca de 80% de seus pertences e você eliminará a mesma quantidade de sua culpa.



Desafio
Enquanto você reflete sobre o assunto, vamos pensar no seu guarda-roupa pelo lado prático. Experimente contar quantas peças você tem. Divida por cinco e verifique que quatro partes (80%) delas ficam penduradas ou guardadas praticamente o ano todo, enquanto geralmente, você usa apenas 20% das roupas que tem. Calçados a mesma coisa, livros, revistas e CDs, materiais de artesanato, materiais de escritório, nem se fala. Escolha um ambiente para começar e seja implacável e persistente. Analise cada item respondendo há apenas duas perguntas: útil ou bonito? Se algum dos objetos não se adequar a esses critérios coloque-o na lixeira. Se você não usou, não vestiu, não pensou neste objeto em um ano, você realmente precisa daquele item?

Boa parte desta seleção irá para doação, tenha certeza, porque apesar de bonito, não é mais útil pra você.

Bem que a gente podia aproveitar melhor o tempo e partir para a reorganização de nossas prioridades diárias. Vamos tentar?


Postagens mais visitadas deste blog

10 produtos para limpeza de azulejos

Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

Você conhece Lysoform?

Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui …

Como limpar estofados em tecido

Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
 2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
 3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…