Pular para o conteúdo principal

Um novo projeto de limpeza de casa

O projeto se baseia no chamado Princípio de Pareto 80/20 que pode ser aplicado à maioria das pessoas. Ele nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente e por isso, estamos sempre correndo. 

Com base neste princípio, é possível afirmar que existe um forte desequilíbrio entre ações e objetivos alcançados. Ou seja, uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados, em contrapartida, a maior parte das ações leva a menor parte dos resultados. Confira alguns exemplos que ilustram o Princípio de Pareto: 

80% dos usuários de computador usam apenas 20% dos recursos disponíveis; 
80% do tempo usamos 20% de nossas roupas;
80% das pessoas preferem 20% dos sabores ou cores disponíveis;
80% dos resultados pessoais são obtidos com 20% de investimento persistente ao longo do tempo. 

Os resultados que obtemos e os objetivos que alcançamos, estão relacionadas única e exclusivamente às nossas ações. Temos muitos sonhos e gostaríamos de transformá-los em realidade, mas para isto é preciso muito trabalho, esforço e dedicação, e neste sentido conhecer o Princípio de Pareto pode ser muito valioso. Então vamos a luta! 

Identifique o seu objetivo
Pare um momento! Identifique claramente e escreva quais são os seus objetivos. Aqui não cabe questionar se os seus objetivos são corretos ou não. Você quer se realizar profissionalmente? Estar bem financeiramente? Ser um profissional respeitado e admirado? Trabalhar para um mundo mais humano e solidário? Ter sua casa organizada? 

Para a concretização de seus objetivos você necessitará de tempo disponível, então uma forma de utilizá-lo a seu favor é começar sabendo para onde vai. Ninguém é capaz de atingir seus objetivos se não for capaz de visualizá-los claramente e identificar as ações necessárias, afinal não adianta ter pressa se você estiver no caminho errado. E você somente saberá se está no caminho correto se souber para onde está indo. 

Elabore uma lista de prioridades diárias
Elaborar uma lista com as prioridades para o dia seguinte, ajuda a começar o dia focado naquilo que precisa de mais atenção e agilidade. Reservar alguns minutos no final do dia para revisar tais ações fecharia com chave de ouro um dia considerado produtivo.

Mantenha-se no foco
A lição do Princípio de Pareto é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam.  Ou seja, um quinto do tempo de um dia de trabalho, deve ser voltado para as tarefas mais relevantes. Provavelmente você irá produzir quatro quintos dos resultados. 

Muitas pessoas vivem em meio a pilhas de revistas antigas, utensílios que já não funcionam e roupas que já não nos servem ou não combinam com nosso estilo. Livre-se delas e você irá se livrar de culpas por não usar mais aquelas roupas caras, aqueles sapatos, aquelas revistas, aquelas bijus lindas, totalmente fora de seu estilo, aqueles livros caros, aquela coleção de fitas de vídeo que você nem abriu. Elimine cerca de 80% de seus pertences e você eliminará a mesma quantidade de sua culpa.



Desafio
Enquanto você reflete sobre o assunto, vamos pensar no seu guarda-roupa pelo lado prático. Experimente contar quantas peças você tem. Divida por cinco e verifique que quatro partes (80%) delas ficam penduradas ou guardadas praticamente o ano todo, enquanto geralmente, você usa apenas 20% das roupas que tem. Calçados a mesma coisa, livros, revistas e CDs, materiais de artesanato, materiais de escritório, nem se fala. Escolha um ambiente para começar e seja implacável e persistente. Analise cada item respondendo há apenas duas perguntas: útil ou bonito? Se algum dos objetos não se adequar a esses critérios coloque-o na lixeira. Se você não usou, não vestiu, não pensou neste objeto em um ano, você realmente precisa daquele item?

Boa parte desta seleção irá para doação, tenha certeza, porque apesar de bonito, não é mais útil pra você. Bem que a gente podia aproveitar melhor o tempo e partir para a reorganização de nossas prioridades diárias. Vamos tentar?

Créditos da foto

Planner - Agenda de Casa Ele pode ser o primeiro passo que você precisa para obter maior produtividade

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de casa é um método de organização

O Planner Agenda de Casa funciona para quem mora sozinho, com a família, tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa. Elaborado a partir de um plano anual, traz todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais e semestrais. Além disso, tem muito espaço para seu planejamento. Tem também, uma sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda!

Afinal, quem não quer ter uma agenda com as atividades de casa pré-agendadas para cada dia da semana? Já imaginou você chegar a tarde e poder conferir o que foi feito hoje em sua casa? Avaliar se foi bem feito se ficou completo e, além disso, saber o que precisa ser feito amanhã? Tudo está na agenda, é só fazer ou orientar e cuidar do restante das coisas da vida, sem dor de cabeça com a casa. 
Em pouco tempo, com esta aliada você poderá colher frutos da organização diária, sem dia de faxina e sem correrias.



Veja mais detalhes no vídeo

Compre sua Agenda de …

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Como organizar o material de limpeza

Quando você passa algum tempo sem organizar os materiais de limpeza, parece que muitos frascos procriaram. Você encontra muitos sem nenhuma função e até produtos fechados que comprou em alguma promoção e esqueceu. Qualquer material de limpeza que você não usa pode ser doado para algum lugar onde possa ser aproveitado.

Como organizar o material de limpeza
Junte todos os produtos de limpeza que você tem em casa e analise cada um. Separe aqueles que são essenciais e guarde juntos em uma prateleira. Eu gosto de organizar meus produtos em bandejas redondas pois como ficam no alto, posso girar e buscar o que me interessa na bandeja, sem precisar de escada.
Nem todos os produtos que você tem são necessários para a limpeza da sua casa. O material de  limpeza só tem valor se for usado. Se há algum produto no armário que ainda nem foi aberto, abra-o e utilize-o até o fim, mantendo minuciosamente limpos todos os espaços de armazenamento de sua casa.

As bandejas redondas


As bandejas que utilizo pa…

Como arrumar a casa

Arrumação é diferente de organização. Você só consegue arrumar a casa quando ela está organizada, ou seja, quando cada objeto possui seu lugar. Arrumar é simplesmente colocar cada coisa em seu lugar. Para ter uma casa bonita e confortável, é preciso arrumá-la todos os dias e vale até seguir uma rotina para que a casa esteja bem agradável. Se a casa não foi arrumada, logo se vê. As coisas ficam esparramadas, fora do lugar.

Estes são os itens básicos da arrumação: Cozinha: mesa limpa, pia limpa, louça guardada e fogão limpo, sem panelas á vista, nada no chão, lixeiras limpas, panos de prato e de mão limpos. Poucos enfeites para facilitar a vida.Sala: almofadas organizadas, tapete limpo, mesa com vaso e flores naturais de preferência, nada espalhado pelo chão e nada  acumulado sobre as superfícies.Banheiro: toalha limpa, bancada seca, piso seco, sabonete, papel higiênico, pasta de dente e cotonetes, dispostos em seus respectivos lugares, cesto limpo e sem lixo. Sem tape…