Pular para o conteúdo principal

7 benefícios de ler histórias infantis para seu filho

As crianças hoje têm pouco tempo de atenção devido à eletrônica e à televisão de ritmo acelerado.  É verdade, elas estão acostumadas a assistir vídeos com imagens em movimento e gostam de jogos de computador em ritmo acelerado, mas também, gostam de ler.



Aqui estão sete benefícios de ler histórias de ninar para seus filhos.

Desenvolve a Imaginação
A estimulação visual pela televisão, IPads, IPhones, e outros desenvolvem pouco a imaginação. Quando lemos pra elas, ajudamos no desenvolvimento da capacidade de uso da imaginação.

Cria um vínculo afetivo
Para mim, não havia nada mais aconchegante do que ouvir minha mãe ou meu pai lerem quando eu era criança. Como mãe, essa mesma sensação acolhedora e amorosa estava presente quando li para meus filhos.  Eu também descobri que ler para os meus filhos era uma ótima maneira de fazê-los adormecer apenas diminuindo o meu nível de energia e lendo em um tom monótono quando eu podia ver que as pálpebras deles estavam começando a cair.

Incentiva o amor pela leitura
Eu ainda posso ver meu filho com cerca de três anos de idade sentado com um livro de fotos fingindo ler. Às vezes penso que para ele, era como eu estivesse lendo, enfatizando uma certa palavra, rindo dos mesmos lugares que eu ria, suspirando quando uma página que exigia um suspiro aparecia. Comecei a ler para os meus filhos quando eles ainda eram bebês.

Momentos de reflexão
Uma vez que você está aconchegado com seu filho para uma história na hora de dormir, aproveite a leitura para levá-lo à reflexão, concordando ou discordando dos eventos do livro. 

Estabelece um hábito
Quando você termina o dia de seus filhos com histórias para dormir, esse momento especial se tornará um hábito e parte da vida. Lendo para seus filhos, transforma-os em leitores. Quando você faz da leitura um prazer, você nunca terá que encorajar seus filhos a ler, eles apenas farão isso.

É ponto de partida para a escrita
A partir da leitura vem a escrita. Não podemos escrever até que possamos ler. Ao ler para seus filhos, você estará ajudando na alfabetização. Eu recortava e desenhava letras que formavam meu nome, com menos de 4 anos de idade.

Diversão de baixo custo
Crianças amam ouvir as mesmas histórias e, se você encontra um bom livro ou uma boa coleção, poderá ler o mesmo livro por alguns anos. 

Essa experiência vale a pena ao longo da vida, até hoje lembro de meus pais lendo histórias pra mim. A gente ia comprar na banca de jornal nos fins de semana e meu pai lia todas comigo.


Adaptação do texto de Pam Young
Leia também...
Quando o pai cuida da casa e dos filhos
Dona de casa, a super mulher moderna?

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor. 
Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas •    Frangélico (Itália): avelã •    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã •    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate •    Kahlúa (México): café •    Tia Maria (jamaica): café •    Chambord (França): Framboesa •    Maraschino (Itália): Cereja •    Limoncello (Itália): limão siciliano •    Midori (Japão): melão •    Sortilége (Canadá): maple •    Cointreau (França): laranja •    Grand Manier (França): laranja •    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510. •    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas •    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas •    Pernod (França): anis •    Sambuca Romana (Itália): anis e uma c…

Rotina diária de Marie Kondo ao voltar do trabalho

Primeiro, abro a porta e anuncio para minha casa: “Cheguei!” 
Pego o par de sapatos que usei no dia anterior e deixei no hall, e digo: “Muito obrigada pelo trabalho árduo”, guardando-o no armário. Em seguida, descalço os sapatos que usei naquele dia e os coloco cuidadosamente no lugar onde estavam os de ontem.  Sigo para a cozinha, ponho a chaleira no fogo e vou para o meu quarto.  Deixo minha bolsa no tapete de pelo de carneiro e tiro as roupas que usei na rua. Coloco o blazer e o vestido num cabide, digo “Bom trabalho!” e os penduro provisoriamente na maçaneta do armário. Coloco a meia-calça no cesto de roupa suja, escolho uma roupa confortável e me visto. Cumprimento a planta que está num vaso na janela e acaricio suas folhas.  Minha tarefa seguinte é esvaziar o conteúdo da minha bolsa e guardar cada objeto em seu devido lugar.  Primeiro, retiro todos os comprovantes de pagamento da carteira, depois guardo-a numa caixa perto da minha cama.  O relógio de pulso fica numa caixinha antiga, e …

Presentei com Agenda de Casa

Um excelente presente pra você ou sua amiga secreta! 


O Planner Agenda de Casa possui um plano anual com todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais, semestrais e anuais e muito espaço para seu planejamento! Funciona para quem mora sozinho, com a família,  como também para quem tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa, elaboradas a partir de um plano anual.  O Planner Agenda de Casa tem muito espaço para seu planejamento. Além de sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda! Nos calendários mensais, você tem espaço para fazer seu planejamento mensal e priorizar diariamente o que não pode ser adiado. Também há espaço diário para anotações e gratidão. Enfim, são 400 páginas com espaços para personalizar suas metas e tarefas. Como o planner não tem datas definidas, você pode começar a usá-lo a qualquer hora! Prepare-se para se organizar com muito estilo! Em pouco tempo, com esta…

Agenda de casa é um método de organização

O Planner Agenda de Casa funciona para quem mora sozinho, com a família, tem ou não faxineira ou empregada doméstica. Para cada dia você encontra sugestões pré-agendadas de limpeza em um ambiente da casa. Elaborado a partir de um plano anual, traz todas as atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais e semestrais. Além disso, tem muito espaço para seu planejamento. Tem também, uma sugestão diária de cardápio  que é uma mão na roda!
Afinal, quem não quer ter uma agenda com as atividades de casa pré-agendadas para cada dia da semana? Já imaginou você chegar a tarde e poder conferir o que foi feito hoje em sua casa? Avaliar se foi bem feito se ficou completo e, além disso, saber o que precisa ser feito amanhã? Tudo está na agenda, é só fazer ou orientar e cuidar do restante das coisas da vida, sem dor de cabeça com a casa. 
Em pouco tempo, com esta aliada você poderá colher frutos da organização diária, sem dia de faxina e sem correrias.



Veja mais detalhes no vídeo

Compre sua Agenda de …

Onde estão as pilhas? Como guardar pilhas em casa.

Nossos aparelhos domésticos e de trabalho, controles remotos, brinquedos e vários equipamentos utilizados no dia a dia necessitam de pilhas para funcionar. Quando a pilha acaba é um transtorno se não houver reserva disponível. Porém, o armazenamento deve ser feito com critério, guardar novas com novas e usadas com usadas, porque quando guardadas juntas, as velhas roubam energia das novas.
Formatos e nomenclaturas A pilha no formato AA ou 2A é a mais comum de todas. De tamanho médio, geralmente é utilizada em relógios de parede, brinquedos e lanternas. Já a pilha AAA, também chamada de 3A ou pilha palito, é a menor, com frequência utilizada em controles remotos e MP3 players, onde o espaço é reduzido. Ambas têm a mesma voltagem (1,5v) e a diferença fica apenas no tamanho. Além das mais utilizadas, existem também as pilhas C (formato médio) geralmente usadas em lanternas pequenas. Também existem no mercado as pilhas D (formato grande), que normalmente são utilizadas em lanternas maiores…