Pular para o conteúdo principal

30 dias de organização em um desafio por dia

O Grupo da Agenda de Casa está se organizando. São 30 dias de organização que funcionam porque organizar acaba se tornando um hábito. 
Quer participar de desafios desse tipo? Venha para o Grupo da Agenda de Casa.  


Reserve um período do dia para se dedicar à organização de sua casa. Prefira um horário em que você esteja com a mente descansada. Marque um compromisso de 15 minutos com você e agende.  Faça o mais rápido que puder, mas não deixe de fazer.

Não complique a tarefa da organização, mantenha-a simples e fácil. Descubra estratégias que funcionam para você e coloque em prática todos os dias. Em breve, 15 minutos por dia se tornarão um hábito e você vai querer organizar alguma coisa que esteja fora do lugar sempre.
  1. Organize a gaveta de meias. Retire todas as meias e organize os pares. Verifique se todas estão em boas condições de uso. Guarde somente os pares organizados. Guarde meias finas enroladas em um saco de tnt, tecido ou plástico, para não desfiar. Se a meia desfiar, pingue um esmalte incolor ou cola branca no fio para evitar que continue desfiando.
  2. Lave e organize os chinelos. Livre-se dos chinelos velhos e encardidos, assim como das camisetas grandes velhas e manchadas, bermudas desgastadas e sapatilhas gastas. Use uma calça larga de algodão e uma jaqueta de zíper para ficar em casa ou ir até a padaria. Uma bolsa de cor alegre para carregar seus itens essenciais, chinelos coloridos e óculos de sol grande completam o look confortável e chique ao mesmo tempo para dar uma volta no fim de semana pela manhã. Você nunca sabe quem pode encontrar.
  3. Lave a louça e a pia. Lavar a pia, esfregar e deixá-la brilhante faz com que toda a cozinha fique mais organizada com um passo simples apenas. Uma pia limpa é a inspiração para ajudar a fazer toda a cozinha brilhar também. Não se esqueça de lavar o contato entre a cuba e a bancada. Após lavar a esponja, coloque-a em um recipiente de vidro com água e leve ao microondas por 3 minutos. Guarde a esponja em local limpo e seco, jamais em cima do sabão ou com esponja de aço. Substitua sua esponja de louça quinzenalmente. Eu uso um porta- esponja fixo à parede com ventosa e você?
  4. Organize os panos de limpeza. Na cozinha, prefira paninho de limpeza descartável tipo Panos Scott Duramax ou Perfex. Eles podem ser utilizados na pia e nas bancadas, lavados várias vezes durante o dia e ainda antes do descarte, ajudam secar alguma gota de água que caiu no piso. Para a limpeza dos banheiros você pode utilizar paninhos feitos de toalhas, lençóis, camisetas de propaganda ou outras peças cortadas para esse fim. Deixe uma reserva para a semana toda no armário de cada banheiro e abasteça semanalmente. É preciso muito cuidado com os panos de limpeza, pois mesmo quando são higienizados adequadamente, podem carregar resíduos provenientes de outros processos de limpeza ou produtos que além do odor, carregam bactérias. Por isso recomendo o descartável.
  5. Como estão as roupas de passar? Se tiver muitas, separe em grupos e utilize 15 minutos para guardar as que não precisam ser passadas. Uma dica para evitar o aparecimento de vincos e facilitar na hora de passar a roupa é dar uma boa sacudida na peça antes de estendê-la no varal. Crie o hábito de retirar as roupas secas do varal, dobrar e guardar aquelas que não necessitam passar. As demais, depois de secas, devem permanecer bem esticadas até você encontrar tempo disponível para passar. Não deixe em cima da cama ou tudo em uma cadeira, pois muitas podem ir direto do varal para a gaveta, sem precisar ser passada.
  6. Dê uma volta pela casa (apartamento) com um saco de lixo e recolha tudo que deva ser jogado fora: embalagens vazias, remédios, produtos vencidos, folhetos em geral, roupa velha, utensílios estragados, revistas, jornais. Encha o saco e descarte imediatamente.
  7. Organize as sacolas de plástico. Quantas você tem em casa? Uma reserva de até 20 sacolinhas é suficiente. Descarte as demais no lixo reciclável porque elas são recicláveis. O que temos de evitar é utilizar sacolinhas de supermercado para lixo orgânico porque demoram muito tempo para se decompor nos lixões. Sacolas oxi-biodegradáveis são capazes de se desgastar na presença de oxigênio, luz e calor. O processo não decompõe o material, apenas o fragmenta em      diversos pedaços menores que não desaparecem tão cedo. As biodegradáveis são decompostas pela ação de microrganismos em um espaço de tempo mais curto e por isso são as melhores.
  8. Organize as superfícies planas da sala de jantar. Limpe a mesa.  Para mantê-la livre de qualquer objeto, desencoraje a família de deixar correspondências, livros e mochilas na mesa da sala de jantar, mantendo-a posta com toalha, ou um jogo americano, pratos, talheres, guardanapos e velas. Crie espaços que fazem você se sentir feliz, como uma mesa bem posta para o jantar.
  9. Você tem uma pilha de papéis? Ataque-a, mas nada de esconder na gaveta mais próxima. Separe, organize, descarte o que é lixo e arquive o que é importante.
  10. Livre-se dos potes plásticos sem tampa e com tampa também, se você tem muitos e não usa. Se preferir aproveitá-los, pense em fazer organizador de gaveta, cachepôs ou descartar nos recicláveis. Pense, por que guardar 50 potes plásticos mesmo?
  11. Examine seus produtos de maquiagem. Condições, cheiro, aparência e principalmente a data de validade. Junte tudo que usa diariamente em único lugar e guarde os demais em um armário,      gaveta ou caixa para repor. Aproveite e veja também os xampus, condicionadores e cremes. Junte os sabonetes perfumados que estão espalhados nas gavetas e utilize no banho, porque com o tempo perdem o perfume. Se você gosta de utilizá-los para perfumar as gavetas, rale apenas um, coloque em um tecido de filó ou renda, faça uma trouxinha e prenda com uma fita. Com apenas um sabonete você pode fazer muitos sachês. Ao fazer esta organização você poderá descobrir produtos que nem se lembrava que tinha e ainda economizar!
  12. Limpe a mesa de trabalho. Deixe apenas o que você o material que você usa todos os dias. Não deixe pastas ou papéis sobre sua mesa se não estiver trabalhando com eles. Uma mesa de trabalho limpa e organizada pode ajudar você a ser mais produtivo. Você precisa mesmo de um porta canetas cheio de canetas?
  13. Recolha 5 objetos que estão fora de lugar e guarde-os no lugar certo. Eles ainda não têm lugar? Arranje um de fácil acesso.
  14. Organize a correspondência. Coloque um porta-correspondência sobre o aparador. Assim quem chega pode ver e recolher sua correspondência. Faça a triagem sempre que chegar jogue o que é lixo e arquive as coisas importantes como contas a pagar e outros.
  15.  Limpe o armário de remédios. Verifique o prazo de validade e descarte o que estiver vencido. Jogue os líquidos e comprimidos no vaso sanitário.
  16. Organize as prateleiras da geladeira. Separe a primeira para comida pronta em tigelas de vidro, outra para café da manhã, sobremesas e frutas prontas para o consumo, outra para ovos e      embalagens fechadas. Esta organização facilita encontrar os produtos quando for preciso. Utilize a gaveta na parte mais baixa para verduras e legumes. Mantenha a porta organizada por categorias: bebidas, temperos e laticínios.
  17. Separe roupas e acessórios que usa apenas em ocasiões especiais em uma extremidade do guarda-roupa, para facilitar o acesso às roupas de uso diário.
  18. Remova tudo que não estiver sendo usado das áreas de convívio.
  19. Junte os materiais de costura, tricô ou outro artesanato em único lugar.
  20. Escolha um lugar específico para as contas a pagar. Coloque todas em uma pasta sanfonada ou em uma pasta. Anote na agenda as datas de pagamento de suas contas.
  21. Anote informações úteis em uma caderneta, caso você não consiga memorizar. RG, CPF, PIS, Convênio Médico, cartão de crédito, passaporte, seguro do carro e outros se for o caso. Afinal são muitos números, senhas em documentos diferentes. Guarde em algum lugar tudo junto para facilitar na hora do uso.
  22. Reúna as peças de roupas sem botão, com bainha por fazer ou descosturadas em único lugar para consertar ou levar à costureira e leve.
  23. Organize seus equipamentos esportivos em único lugar. Roupas e calçados também.
  24. Organize os utensílios de cozinha usados raramente nas partes mais altas da cozinha ou na despensa (assadeiras grandes, sopeiras, suqueiras, porta bolo e outros).
  25. Organize os sapatos. Você pode utilizar sapateiras, prateleiras, baús, pufe, gavetas ou caixas. A organização dos sapatos requer apenas disciplina para devolver o par usado sempre no lugar correto. Não adianta ter um cantinho exclusivo para guardar seus sapatos se tiver o costume de deixá-los em qualquer lugar! Se você tem espaço, invista em sapateiras com divisórias. Em espaços pequenos, prateleiras de parede ajudam a deixar os pares expostos e organizados.
  26. Verifique todos os equipamentos domésticos que precisam de manutenção liste todos, inclusive o carro e tome providências.
  27. Organize a gaveta de lingeries. A organização da gaveta de lingerie é uma tarefa difícil, assim como deixar o guarda roupa sempre arrumado. Isto porque as peças são pequenas e mais leves, o que as tornam mais fáceis de serem bagunçadas. Retire tudo da gaveta e separe as que estiverem rasgadas, furadas, desfiadas ou manchadas. Depois de separar pela qualidade, aproveite que a gaveta está vazia e limpe-a com pano úmido e seque bem. Separe as peças por categoria e por cores. Guarde os sutiãs enfileirado, fechados atrás para não danificar o sutiã posterior. Dobre as calcinhas em formato “envelope” – com as laterais para dentro e depois o fundo da calcinha por cima. Guarde separado por cores.
  28. Separe uma pasta para reunir os documentos para a declaração de imposto de renda no inicio de março.
  29. Organize sua bolsa. Tenho o hábito de retirar tudo da bolsa e colocar em uma caixa. Assim, se for trocar de bolsa fica fácil encontrar os pertences porque cada categoria tem sua necessaire específica.
  30. Fotografe objetos de valor sentimental para guardar como recordação, ou crie uma caixa de recordações. Tem muita coisa inútil que a gente guarda e ocupa espaços preciosos em nossa casa.

Estabeleça novos desafios, anote e faça. Afinal, a agenda é sua!

Veja também...

Postagens mais visitadas deste blog

21 dias de cuidados minimalistas

Este desafio é pessoal e só depende de você. São 21 dias de cuidados com um lema diário baseado na metodologia Kaisen que diz: um dia não pode terminar sem que um progresso tenha sido realizado. 

A metodologia Kaizen é uma abordagem estruturada que visa assegurar que os processos satisfaçam nossas necessidades, não apenas no momento atual, mas de forma continua ao longo do tempo. O enfoque não consiste em buscar a melhor solução para um momento específico, mas sim desenvolver sistemáticas que garantam a manutenção e aperfeiçoamento a cada dia. A metodologia Kaisen de desafio pessoal consiste em seis estágios: Identificação e seleção das oportunidades de melhoria; estabelecimento de metas de melhoria; análise do processo atual; geração e seleção de alternativas de aperfeiçoamento; implementação das melhorias e avaliação contínua do processo. Vamos começar? 1.Identifique três prioridades para seu dia. Não fique estressado pensando em todo o trabalho que você precisa fazer. Simplesmente faça…

Cinco passos para a organização da casa com base Método KonMari

Enquanto a arrumação é diária e consiste em usar algo e colocá-lo de volta em seu devido lugar, fato que sempre fará parte da nossa vida, a organização é um evento especial, que tem por objetivo colocar a casa em ordem em um único processo. O segredo para a organização eficiente é descartar itens desnecessários e decidir onde guardar o que sobra. Para aproveitar ao máximo as coisas que são importantes, primeiro você precisa se desfazer daquelas  coisas que já não têm mais função e  só ocupam espaço. Confira os cinco passos para organizar sua casa de uma vez por todas!
1. Como organizar as roupas Começando com o mais fácil e deixando o mais difícil para o final, você irá aperfeiçoar, aos poucos, sua capacidade de decisão e quando chegar à última categoria o processo vai parecer simples. Antes de começar a organização das roupas, junte todas as roupas em cima da cama. Para fazer o trabalho com mais eficiência, divida as roupas nas seguintes subcategorias: Blusas (camisas, camisetas, suétere…

Como organizar uma agenda pessoal

Nossa agenda pessoal envolve muitas atividades diárias, semanais e mensais. Por isso uma boa organização da agenda é super necessária. Veja como planejar e otimizar  sua agenda com sucesso.




Como fazer um planejamento passo-a-passo:
Em primeiro lugar divida sua vida em 3 prioridades permanentes: (vida pessoal, vida familiar e trabalho)
Pessoal – coloque no papel tudo que você deseja para a sua vida: emagrecer, começar academia, parar de fumar, fazer uma lipo, começar um curso de inglês, fazer um curso de culinária, ler 1 livro por mês, usar menos a internet; fazer um clareamento dental...
Família – coloque no papel tudo que envolve sua família: trocar de carro, comprar um apto maior; uma viagem a Disney com as crianças, reformar  e trocar os eletrodomésticos da cozinha, fazer uma 2ª viagem de lua de mel...
Trabalho – coloque no papel seus planos profissionais: aumentar minha carteira de clientes em 50%; alcançar a posição de liderança em... Nas vendas diretas temos a vantagem de construir …

Conheça os licores famosos e como servir

Licor é uma bebida antiga que tem base de destilado, é aromatizado e possui no mínimo, 20% de açúcar. Os mais famosos do mundo vem da Europa porém, há registros históricos sobre povos antigos que consumiam algum tipo de bebida semelhante ao licor.  Licores mais famosos do mundo •   Amaretto Disaronno (Itália): o licor de amêndoas
•    Frangélico (Itália): avelã
•    Pisa Nut Liqueur (Itália): avelã
•    Vermeer Dutch Chocolate Cream (Noruega): chocolate
•    Kahlúa (México): café
•    Tia Maria (jamaica): café
•    Chambord (França): Framboesa
•    Maraschino (Itália): Cereja
•    Limoncello (Itália): limão siciliano
•    Midori (Japão): melão
•    Sortilége (Canadá): maple
•    Cointreau (França): laranja
•    Grand Manier (França): laranja
•    Bénédictine (França): ervas em fórmula secreta criada em 1510.
•    Chartreuse (França): fórmula secreta a base de ervas
•    Jägermeister ( Alemanha): Feito desde 1878 leva 56 tipos de ervas
•    Pernod (França): anis
•    Sambuca Romana (It…

Menos é mais, no Princípio 80/20

Aplicar esse princípio no dia a dia significa empreender uma mudança real na maneira de ver e viver a vida. O conceito de que 80% do que queremos é gerado por 20% do que fazemos, significa que somente uma pequena parte do que fazemos é importante de fato. O resto é apenas desperdício. A melhor maneira de aplicar à vida é fazer menos, porque menos é mais quando você se concentra nas poucas atividades realmente importantes como sua felicidade e a das pessoas que ama.

Independente da renda mensal, sempre é possível economizar, investir e multiplicar dinheiro se você estiver menos preocupado com sua carreira e mais envolvido em desfrutar do trabalho. Poupar, mudar de emprego, trabalhar menos horas por dia, descansar mais, conviver mais com seus filhos, economizar com empregada doméstica, fazer orçamentos, não comprar por impulso, são algumas ideias do que é possível fazer para viver com menos. Quando conseguimos fazer uma poupança razoável, ela pode sustentar nossa independência. 
De aco…