Pular para o conteúdo principal

Tecnologia e ansiedade de informações


É natural do ser humano querer compartilhar coisas de sua vida com as pessoas próximas, sejam viagens, acontecimentos felizes ou apenas coisas do cotidiano. Essa tendência é inerente ao homem, e é exatamente desse desejo de compartilhamento que nascem os relacionamentos sociais, como a amizade.

Com o surgimento das redes sociais, as pessoas perceberam que poderiam compartilhar coisas boas de um jeito muito mais simples: apenas com um clique, uma foto, uma legenda. Sem mais longas histórias cara a cara, agora, muitas experiências estão concentradas em um só lugar, e tudo que você precisa fazer para ter acesso a essa coletânea é desbloquear o celular.


Com isso, ao abrir o Instagram, você tem o compartilhamento de experiências não só do seu círculo de amizades ou familiares. Você sabe o dia-a-dia das mais de 800 pessoas que você segue: onde elas almoçaram, o esforço que elas fazem para estudar, os milhares de amigos descolados que ela tem e o seu relacionamento perfeito e feliz.
Enxergar esta construção de perfil que cada usuário das redes sociais molda para si mesmo pode ser muito danoso ao proporcionar um ritual de comparação com os outros e depreciação de si mesmo.
Para analisar a influência que as redes sociais têm na mente dos jovens, um estudo realizado pela Instituição de Saúde Pública do Reino Unido, em parceria com o Movimento de Saúde Jovem, entrevistou 1.479 jovens (de 14 a 24 anos), questionando o sentimento deles em relação ao Instagram. Sete em cada dez dos voluntários disseram que o aplicativo fez com que eles se sentissem pior em relação à própria autoimagem e, para as meninas, o efeito do Instagram foi ainda mais preocupante: nove em cada dez se sentem infelizes com seus corpos e pensam em mudar a própria aparência, pensando até em fazer cirurgias plásticas.
O número de curtidas e comentários em postagens e fotos condicionam a autoestima da pessoa. Se ela não recebeu o tanto de likes que estava acostumada nas suas fotos, provavelmente vai pensar que as pessoas não a acham mais tão bonita, ou que ela passou a ficar desinteressante. As redes sociais se tornam, então, o meio disponível mais fácil para a autoafirmação do ser humano na sociedade, onde cada um tentará ao máximo comprovar seu bem-estar e felicidade aos demais simplesmente por meio de fotos e posts.
Sim, as redes sociais podem ser ferramentas incríveis para melhorar o diálogo com os outros e compartilhar fotos, postagens e memes engraçados, promovendo uma aproximação com amigos e familiares, mas só se forem usadas com moderação.
Estamos usando as redes sociais com sabedoria, ou apenas estamos nos comparando com os demais? Talvez essa vida tão maravilhosa que as pessoas desejam ter esteja justamente fora do celular. Já calculou quanto tempo você perde com o celular? Qual é o tempo que você precisa para fazer aquilo que está adiando e diz que é por falta de tempo?
Calcule quanto tempo gasta no celular cada dia e, se for mais do que você gostaria, pense em um plano para diminuir este tempo e usá-lo em coisas mais importantes para você. Permita-se desconectar do smartphone e conecte-se à natureza dos parques sempre que possível. Isso pode transformar sua vida e criar novas histórias para você contar.




    Postagens mais visitadas deste blog

    10 produtos para limpeza de azulejos

    Dê adeus aos azulejos engordurados, com manchas de mofo, encardidos, sujos e opacos.

    Nada como ver tudo brilhando e com aspecto limpo e saudável. Mesmo que a casa seja antiga, alugada ou emprestada é importante que a manutenção seja feita com frequência.
    Hoje eu trouxe uma lista de 10 produtos para essa limpeza. Veja o que você tem em casa e simplesmente faça. Limpe uma parte de cada vez, sem exageros e aos poucos você verá a diferença.
    1. Água sanitária  Aplique água sanitária pura com um pincel nos pontos que apresentam mofo. Deixe descansar por 10 minutos. Esfregue,  enxágue e seque. Utilize luvas e máscara e trabalhe com portas e janelas abertas.
    2.Álcool  Passe um pano com álcool para manter o brilho e afugentar insetos.
    3. Amido Azulejos brancos podem ser enxaguados com uma mistura de uma colher de amido de milho para cada litro água. O aspecto será de muito brilho e renovação dos rejuntes. Porém, apesar do visual lindo, a durabilidade é pequena.
    4.Bicarbonato de sódio Faça uma pas…

    Você conhece Lysoform?

    Lysoform é um produto antigo eu diria, vintage. Aqui em casa, Lysoform Bruto continua fazendo sucesso na limpeza semanal dos os pisos. Utilizo diluído na proporção de ½ copo para 10 litros de água.
    O produto foi fabricado pela empresa Milana com tecnologia alemã, até outubro de 2008, quando a marca Lysoform foi comprada pela Bom Bril.
    Há pouco tempo a Bom Bril divulgou um documento que mostra a diferença entre os produtos Lysoform que achei muito útil e por isso trouxe para vocês.
    Lysoform Bruto- Eficaz na Desinfecção de vasos sanitários, lixeiras e ralos, recomendável o (uso puro) . Possui ação bactericida/ e germes, que causam doenças, na limpeza domestica em quintais, lavanderias, paredes, e locais com animais. Para lavagem de roupas utilizar sempre no processo final da lavagem. Não é necessário enxaguar, porem recomendamos um teste em pequena área escondida do tecido, para certificar-se que não mancha. Bruto Plus Suave- As mesmas funções e composição da versão bruta. Porém possui od…

    Como limpar estofados em tecido

    Os estofados em tecido precisam ser aspirados toda semana para se manterem bonitos

    Para a limpeza de manchas consulte a etiqueta e as orientações do fabricante. Caso não encontre, teste as seguintes receitas caseiras em uma parte não aparente do estofado. Utilize sempre panos de algodão branco e não esfregue o tecido para não descolorir ou desgastar.
    1. Misture 1 colher de detergente neutro (transparente) em 1 litro de água morna. Agite a mistura até formar uma espuma abundante.Coloque a espuma lentamente sobre a mancha e esfregue com uma escova de cerdas macias.Remova o excesso de água com uma toalha de papel ou um pano branco seco.
     2. Após a limpeza com detergente  Prepare uma solução de 1 litro de água morna com 1 colher de vinagre e passe com pano limpo para avivar as cores.Deixe secar normalmente ou ajude com um secador de cabelos com temperatura baixa.Não se preocupe com o cheiro do vinagre pois sai assim que secar.
     3. Para limpar a seco  Polvilhe uma camada uniforme de bicarbonat…